Dieta dos pontos

A dieta dos pontos te ajuda a perder até 2 kg por semana, com um cardápio saudável e liberal. Além disso, você não precisa contar calorias.

Dietas

A Dieta dos Pontos foi idealizada para que você perca peso sem se privar de comer o que gosta. Outra vantagem dessa dieta é que ao invés de contar as calorias de um alimento, você controla os pontos associados a cada comida. Há uma tabela e nela você controla a sua pontuação, calculando a quantidade máxima de pontos que pode ingerir a cada dia. Essa tabela permite que o praticante da dieta mantenha facilmente um registro de tudo que ingeriu em cada refeição, facilitando a escolha dos alimentos sem correr risco de consumir algo inadequado. Após os 7 primeiros dias, você deve medir seu peso e depois calcular novamente a quantidade de pontos a serem ingeridos diariamente pela próxima semana.

As maiores vantagens dessa dieta é que você pode comer o que quer e o que gosta, tendo apenas que se ater ao sistema de pontos. Outro aspecto importante é que, por não ser restritiva, você não corre o risco de ficar com deficiências nutricionais, um grande risco na maioria das dietas. Outras vantagens são:

  • por não ser restritiva, há menos chance dos praticantes desistirem da dieta e não alcançarem suas metas
  • é apropriada para vegetarianos
  • se encaixa facilmente em uma rotina agitada
  • não é difícil comer fora enquanto se está fazendo a dieta
  • qualquer pessoa pode fazê-la

Para saber quantos pontos você pode ingerir para atingir a sua meta de perda de peso, alguns cálculos são necessários. Porém, são todos muito simples, e nós ensinaremos os cálculos passo a passo, com exemplos.

Você deve descobrir sua Taxa Metabólica Basal (TMB). A TMB é a quantidade calórica ou energética que o corpo utiliza, durante o repouso, para o funcionamento de todos os órgãos, por exemplo: o coração, cérebro, pulmões, intestino, etc. Use a tabela abaixo para calcular sua TMB:

Dieta dos pontos

Dieta dos pontos: não precisa contar calorias

Idade

Mulheres

Homens

0 a 3 anos

61,0 x Peso – 51

60,9 x Peso – 54

3 a 10 anos

22,5 x Peso + 499

22,7 x Peso + 495

10 a 18 anos

12,2 x Peso + 746

17,5 x Peso + 651

18 a 30 anos

14,7 x Peso + 496

15,3 x Peso + 679

30 a 60 anos

8,7 x Peso + 829

11,6 x Peso + 879

+ de 60 anos

10,5 x Peso + 596

13,5 x Peso + 487

Meu TMB é ____________

Exemplo: Uma mulher de 30 anos pesando 70 kg calcularia da seguinte forma: 14,7 x 70 + 496 = 1525 kcal

Você também deve saber sua necessidade diária de energia, ou Necessidade Calórica Diária. Use a tabela abaixo para ajudá-lo a calcular

Nível de Atividade Descrição Fator Atividade
Bem Leve Atividadades sentado ou em pé, dirigir, jogar cartas, trabalhar no computador, etc 1.2
Leve Caminhar , jogar boliche, alongamento, brincar na piscina etc 1.4
Moderado Correr de leve, dança aeróbica, natação leve, andar de bicicleta, transportar uma carga, etc 1.6
Extenuante Jogar tênis, basquete, futebol, correr, cavar, cortar lenha,  carregar uma carga morro a cima, pista de obstáculos, etc 1.9
Excepcional Correr maratonas, competições de natação, ciclismo, carregar cargas pesadas, etc 2.3

A sua necessidade calórica diária será:

TMB x Fator de Atividade = Necessidade Calórica Diária

Digamos que nossa mulher do exemplo acima pratica atividades de nível moderado. Assim teremos 1525 x 1.6 = 2440 kcal. Isso quer dizer que, para essa mulher manter seu peso (contando com os exercícios que pratica), ela deve ingerir 2440 kcal por dia.

E quantos pontos essa Necessidade Calórica Diária representa na Dieta dos Pontos?

Cada ponto equivale a 3,6 calorias, então faça o seguinte:
divida sua Necessidade Calórica Diária por 3,6
No exemplo da nossa mulher acima: 2440 divido por 3,6 = 677,7 pontos
Isso quer dizer que a mulher do nosso exemplo ingere, diariamente, 677,7 pontos.

Você deve agora saber seu Índice de Massa Corporal, ou IMC. O IMC indica se você está abaixo do peso, dentro do peso, acima do peso ou obeso(a). Abaixo ensinamos como calcular o IMC:

O cálculo do IMC é feito da seguinte forma:
IMC = peso (kg) dividido pela altura (metros) x altura (metros)
Usando ainda o exemplo da mulher acima, digamos que ela tem 1,60 de altura. O IMC dela é calculado assim: 70 dividido por 1,60 x 1,60 = 70 dividido por 2,56 = 27,34. Isso quer dizer que o índice de massa corporal dessa mulher é 27,34; o que a coloca na faixa do sobrepeso.

Qual o limite de pontos para emagrecer?

Esa é a última parte. Consulte a tabela abaixo e subtraia esse valor do valor da pontuação que equivale à sua Necessidade Calórica Diária.

IMC Mulher (pontos) Homem (pontos)
Entre 25 e 29,9 175 200
Entre 30 e 34,9 200 225
Entre 35 e 39,9 250 275
Maior que 40 300 325

Se a mulher do nosso exemplo quiser emagrecer, ela deve subtrair 175 pontos de seus 677,7. Então ela deve ingerir, diariamente, 502,7 pontos.

Agora que você já sabe como funciona a Dieta dos Pontos, dê uma olhada na nossa Tabela de Pontos, que contém os pontos da maioria dos alimentos que você encontrará no seu dia-a-dia.

Por Paula nas categorias Dietas. Tags: , , , , , , , , ,

Você vai gostar

Dieta da USP

Sob o holofote: Dieta do Dr. Atkins

Dieta do Dr. Atkins

Comentários (1)

  • Denise disse em 01/08/2011 às 18:01:

    Essa dieta é ótima e funciona mesmo. A dica q fica ak pra galera é pra depois de atingir o seu peso ideal não abandone d forma alguma seus novos hábitos alimentares pois irá cair na armadilha do efeito sanfona. Eu fiz e perdi 8 Kg em dois meses (não necessáriamente 1 por semanas pois cometi alguns deslizes, o importante é não desistir de vc mesma(o)).Eu indico muitíssimo para quem quer perder peso de forma saúdavel e sem aquele terrível mal humor das dietas convencionais.E não se esqueça q tudo é uma questão de ponto de vista ” O fracasso simplesmente indica q vc é forte o suficiente para não ficar parada pensando e vendo a vida passar,por isso tenta quantas vezes vforem necessárias até ter êxito. Beijos de quem tentou por 5 anos dietas q só fizeram muito mal a minha saúde, até q conheci essa “reeducação alimentar ” Gde beijo e Sucesso. Cada ser humano quer se considere um fracasso ou um sucesso é únicamente brilhante.