Dieta do Índice Glicêmico (IG)

Os alimentos com baixo índice glicêmico, assim como os carboidratos integrais emagrecem rápido por demorarem a ser processados no organismo. Conheça a Dieta do Índice Glicêmico e descubra que ela funciona. E veja a lista de alimentos e seus valores de IG.

Dietas

Cada dia mais as pessoas criam novas maneiras de se alimentar melhor, de modo a garantir a boa saúde e um corpo mais magro, com músculos definidos e com efeitos duradouros, sem efeito sanfona. Com isso, estudos sobre o funcionamento do corpo, como os alimentos são processados e sobre as reações metabólicas são cada vez mais utilizados para que as dietas realmente funcionem.

Atualmente as pessoas tem procurado emagrecer de forma saudável e não mais com dietas severas que emagrecem rápido mas com riscos à saúde.

Uma boa forma de garantir um emagrecimento saudável é comer alimentos com baixo índice glicêmico.

O Que é Glicemia

O amendoim tem baixo índice glicêmico (IG)

Glicemia é a quantidade de glicose presente no sangue, mais especificamente, no plasma sanguíneo. A glicose é um açúcar que é importante por ser fonte de energia. A glicose no sangue tem que ser em quantidade ideal, pois se tiver menos do que precisa, a pessoa tem hipoglicemia e se tiver mais do que o ideal é considerado hiperglicemia. Pessoas com diabetes tem outro tipo de problema no metabolismo onde há o aumento anormal de açúcar no sangue, que só é combatido pelo uso da insulina.

Alimentos Com Baixo Índice Glicêmico (IG)

A dieta do índice glicêmico funciona para quem quer emagrecer pois sugere alimentos que tenham um valor baixo de IG, ou seja, o organismo terá que trabalhar mais para sugar do alimento o açúcar necessário para transformar em energia, não sobrando reservas para o corpo acumular o que faz engordar, dando barriga, culote e gordura localizada.

Alimentos com índice glicêmico baixo são aqueles com IG menor que 55, os com valor médio ou moderado tem de 56 a 70, e são considerados altos aqueles com mais de 71.

Os carboidratos refinados devem ser evitados pois eles já chegam ao organismo processados e o estômago não tem que trabalhar, e é o gasto energético para processar os alimentos que faz com que a gente emagreça, então quanto mais difícil de ser processado um alimento for, mais tempo sem fome e menos fácil de engordar. Portanto, opte sempre pelos carboidratos e alimentos integrais.

Veja lista de alguns alimentos e seu IG

Amendoim (21)
Batata doce (44)
Lentilhas (38)
Leite integral (39)
Leite desnatado (46)
Iogurte com sacarose (48)
Sopa de tomate (54)
Espaguete (59)
Ervilhas (68)
Arroz parboilizado (68)
Feijão cozido (69)
Inhame (73)
Aveia (78)
Pipoca (79)
Arroz integral (79)
Arroz branco (81)
Banana (83)
Sorvete (84)

Quantos às frutas e seus derivados, observe a diferença entre elas, e escolha as com menor IG

Cerejas (32)
Damasco seco (44)
Pêra (53)
Maçã (54)
Ameixa (55)
Suco de maçã (58)
Pêssego (60)
Laranja (63)
Uvas (66)
Suco de Abacaxi (66)
Pêssego em caldas (67)
Suco de laranja (74)
Kiwi (75)
Banana (77)
Coquetel de frutas (79)
Manga (80)
Passas (91)
Melancia (103)

 

 

Por Vânia nas categorias Dietas. Tags: , , , ,

Você vai gostar

É Possível Perder 1 Kg Por Dia?

Quantos Quilos Posso Perder em 1 Semana?

O Que Fazer Para Emagrecer?

Comentários (2)

  • Helenice disse em 14/01/2015 às 09:34:

    Gostaria de algumas sugestões de cardápio com alimentos de baixo índice glicêmico, se for possível! Tenho 60 anos e não suporto mais dietas de restrição, já fiz muito isso e sempre volto a engordar.Obrigada.

    • Vânia disse em 24/01/2015 às 14:29:

      Olá, em breve vamos preparar uma sugestão de cardápio. Mas obrigada por estar conosco aqui no site!