A Dieta do Dr. Atkins funciona? É boa?

Uma análise da dieta Atkins, seus supostos benefícios e os riscos associados a uma dieta que promove principalmente o consumo de proteínas e gorduras. Saiba se a dieta funciona e decida se vale a pena segui-la por completo.

Dietas

Churrasco, filé à parmegiana, ovos com bacon, omelete de cheddar, molho branco e lasanha com creme de leite? Esses alimentos “pesados” são permitidos como parte da controversa dieta proposta pelo Dr. Atkins.

A dieta Atkins promete que você irá não apenas perder peso, mas também não irá passar fome com essa dieta de baixo teor de carboidratos. Além disso, ainda vai desfrutar de boa saúde e outros benefícios de bem-estar.

A dieta é baseada na teoria de que pessoas obesas comem muito carboidrato. Nosso organismo queima tanto gordura como carboidratos para ter energia, mas os carboidratos são queimados antes. Através de uma redução radical de carboidratos e uma maior ingestão de proteína e gordura nosso corpo naturalmente perde peso, queimando a gordura armazenada no corpo de forma mais eficiente.

Apesar das alegações de perda de peso e histórias de sucesso, o Dr. Atkins afirma que a maioria das pessoas segue a dieta Atkins em busca de boa saúde, bem estar e prevenção de doenças.

Como funciona a dieta Atkins

Dieta do dr. Atkins

Dieta do dr. Atkins

Através da drástica restrição de carboidratos a uma fração daquela consumida normalmente, o corpo entra em um estado de quetose, o que quer dizer que ele começa a queimar gordura como combustível (ao invés de carboidratos). Uma pessoa em estado de quetose está obtendo energia através de cetonas, pequenos fragmentos de carbono que são o combustível criado pela quebra de gordura como fonte de energia.

Quando o corpo está em quetose, você tende a se sentir menos faminto, e portanto tende a comer menos do que comeria de outra normalmente. No entanto, quetose talbém pode causar uma série de efeitos desagradáveis, como hálito desagradável e constipação intestinal.

Como resultado, seu corpo passa a queimar gordura como fonte de energia, ao invés de açúcar. Então, ao invés de consumir alimentos ricos em carboidrato, deixando seus depósitos de gordura intactos, a quetose faz com que esses depósitos se tornem a fonte primária de energia. O resultado pretendido: perda de peso e medidas.

Em maiores detalhes, considere o que ocorre quando você come uma refeição rica em carboidratos. Açúcar do carboidrato rapidamente entra na corrente sanguínea. Para impedir que o açúcar no sangue aumente muito rapidamente, o corpo secreta insulina. Insulina permite que o açúcar em excesso seja armazenado no fígado e músculos na forma de glicogênio, mas o ‘espaço’ desses depósitos é rapidamente esgotado. Então a insulina converte qualquer açúcar adicional em gordura – aquilo de que estamos tentando nos livrar.

De acordo com a teoria Atkins, se o corpo continua fabricando muita insulina – enquanto tenta lidar com o excesso de açúcar – ele pode se tornar resistente à insulina e eventualmente desenvolver uma doença metabólica chamada diabetes.

O que dizem os especialistas

A dieta Atkins é uma dieta altamente controversa no mundo todo.

Um porta-voz da dieta Atkins afirma que muitos estudos demonstram alguns benefícios de uma dieta com baixo teor de carboidratos – especialmente no que se refere à perda de peso.

Mas muitos especialistas se mantém cautelosos e desconfiados. “A dieta Atkins é uma opção dietética que requer mais testes e estudos”, afirma Gary Foster, PhD e diretor da clínica para doenças alimentares da Universidade da Pensilvânia. “A dieta Atkins funciona para perda de peso. Se é isso que você quer, sim, ela funciona. Mas se você quer melhora nos triglicérides e colesterol, talvez ela funcione.”

Mas Foster, assim como outros especialistas, se mantém preocupados com a segurança a longo-prazo dessa dieta.

Robert Eckel, médico do Centro de Ciências da Saúde da Universidade do Colorado, concorda com essa opinião. “Nossas preocupações com a dieta Atkins vão além da questão de saber se ela é eficiente para perda de peso e manutenção do peso. Nós preocupamos com a possibilidade dessa dieta causar problemas cardíacos e doenças do coração. Nós preocupamos em saber se é uma dieta que pode prevenir doenças coronárias, derrames e câncer. Há também a possibilidade de perda óssea, e o possibilidade de certas pessoas com doenças hepáticas e renais terem problemas decorrentes da alta quantidade de proteínas da dieta Atkins.”

A Associação Dietética Americana também tem preocupações com a dieta Atkins. Gail Frank, PhD, diz “O corpo precisa de uma quantidade mínima de carboidratos para que funcione eficientemente e com saúde – aproximadamente 150 gramas por dia. Abaixo dessa quantidade, a atividade metabólica normal é prejudicada. O cérebro precisa de glicose para funcionar bem e de forma eficiente, e é necessário um tempo muito longo para converter gordura e proteína em combustível para o cérebro”, diz Gail. Os carboidratos, especialmente na forma de legumes, grãos e frutas são mais rapidamente convertidos em glicose, alimentando o cérebro. E esse uso mais eficiente de glicose se desenvolveu por um período longo na história evolutiva do ser humano, segundo Gail. “O consumo de frutas se aproxima mais com a dieta primitiva do homem do que uma dieta baseada em proteínas, e nós não mudamos quase nada em termos fisiológicos.”

Barbara Rolls, PhD, especialista em nutrição da Universidade Penn State, diz: “Ninguém demonstrou em nenhum estudo que há algo mágico acontecendo na dieta Atkins além de uma simples restrição calórica. A dieta é bastante prescritiva, muito restritiva, e limita metade dos alimentos que nós normalmente comemos. No fim das contas não é gordura, nem carboidrato, nem proteínas, são calorias. Você pode perder peso com qualquer método que ajude a comer menos, mas isso não quer dizer que seja um bom método para você.”

E, como sempre, fica a lição principal que se deve aprender: consulte um médico nutricionista para saber sobre as suas necessidades dietéticas!

Por Paula nas categorias Dietas. Tags: , , , , , , , , , , , , , ,

Você vai gostar

Dieta do Dr. Atkins

Dieta de South Beach

Dieta das 3 Maçãs por Dia