Sob o holofote: Dieta de South Beach

Uma análise da dieta de South Beach, avaliando sua eficácia e benefícios. A dieta de South Beach realmente faz perder peso, além de promover uma boa saúde.

Dietas

Apesar das semelhanças, a Dieta de South Beach é mais do que apenas uma versão saudável da Dieta Atkins. Mas mesmo assim, elas tem muito em comum. Ambas são a criação de médicos. O pai da dieta de South Beach é o cardiologista Arthur Agatston, diretor do Centro de Prevenção  Cardíaca do Hospital Monte Sinai, em Miami, Florida. E ambos são autores de livros best-seller. As duas dietas restrigem carboidratos, apesar de que os carboidratos saudáveis – como cereais e grãos integrais – são permitidos.

Mas os praticantes da dieta de South Beach devem dizer adeus às batatas, frutas, pães, arroz, massas, beterrabas, cenouras e milho, pelo menos nas duas primeiras fases da dieta. Após isso, o consumo de todos esses alimentos é fortemente desencorajado. A dieta de South Beach tem uma fase de indução severa, seguida por um plano alimentar de longo prazo.

A diferença se resume a dois elementos:

  • Gorduras: a dieta de South Beach proíbe gorduras ruins e recomenda gorduras boas (ácidos graxos ômega 3, 6, 9, etc)
  • Carboidratos: A dieta de South Beach não conta gramas de carboidratos. A dieta Atkins procura transformar o organismo humano de uma máquina de queima de açúcares para uma máquina de queima de gorduras. A dieta de South Beach contabiliza quanto açúcar há no carboidrato. Carboidratos com baixo índice glicêmico (aqueles que não causam a picos e quedas bruscas na gliecemia) são bons.

Como diz Agatston, isso quer dizer que sua dieta nao é exatamente baixa em carboidratos e gorduras.

Dieta de South Beach

Dieta de South Beach

O que pode comer

Você não vai passar fome da dieta de South Beach. Na verdade, a dieta promove o “lanchinho estratégico“. Isto é, vocênão está fazendo direito se você não lanchar.

Não tem que contar calorias nem reduzir muito as porções. Mas não pode se empanturrar também! A idéia é comer porções de tamanho normal. Para muitos de nós, porções normais parecerão pequenas a primeira vista. Mas elas são o suficiente para satisfazer a fome, e nada mais.

Como dito acima, carboidratos ricos em aúcar estão fora do menu. Eles incluem arroz, batatas e alguns legumes como as beterrabas, cenouras e milho, todos ricos em açúcar. E não pode comer doces, tortas e outras sobremesas, assim como o álcool também está proibido na fase de indução (primeira fase). As sobremesas e bebidas alcóolicas são permitidas – porém sem exageros – na terceira fase, que é a fase permanente da dieta.

O que tem no menu?

A dieta tem 3 fases.

A primeira fase, que dura 14 dias, proíbe pães, arroz, batata, legumes com alto teor de açúcar e frutas. E você não pode nem dar um gole em cerveja, vinho ou qualquer outra bebida alcóolica. A dieta promete que após alguns dias você realmente nem sentirá falta dessas coisas. E quanto aos laticínios, duas porções de leite ou iogurte sem gordura são permitidas.

O estágio de reintrodução de carboidratos gradualmente adiciona alguns dos alimentos banidos de volta à dieta. Não todos eles, mas se você adora massas, coma um pouco. Cenouras estavam na lista de alimentos a serem evitados na primeira fase, mas agora você já pode reintroduzi-las no início da fase 2. Tomates e cebolas, antes limitados, agora estão liberados. As frutas também retornam, mas em pequenas quantidades: uma aqui, outra ali. E quanto tempo isso dura? Até você atingir o seu peso desejado.

A última fase é a sua dieta pela vida toda. Coma porções de tamanhos normais, seguindo algumas orientações básicas.

Como a dieta de South Beach funciona?

A dieta de South Beach foi baseada na observação de como as pessoas são viciadas em carboidratos, e o fato de que isso as engorda. O motivo da fase de indução é justamente acabar com o vícios e os desejos. E é por isso que os carboidratos são minimizados durante toda a dieta.

Carboidratos refinados são digeridos muito rapidamente. Isso faz com que os níveis de insulina (um hormônio que o corpo produz para processar açúcar) subam rapidamente, e uma vez que esses carboidratos são digeridos, o nível alto de insulina faz com que você desejeainda mais carboidratos. Então o que você faz? Come mais, ingerindo mais açúcar e mais calorias. A dieta de South Beach promete quebrar esse ciclo vicioso, fazendo que você queira comer menos e melhor.

O que dizem os especialistas?

Cindy Moore, diretora de nutrição na Clínica Cleveland e antiga porta-voz da Associação Dietética Americana discutiu a Dieta de South Beach.

Cindy afirma que a dieta realmente atende a vários critérios de uma dieta saudável. Ela é rica em legumes, verduras, frutas, grãos integrais, e proteínas magras. Além disso, ela não exclui nenhum dos grupos alimentares. Ela diz que durante a fase de indução, muito do peso perdido é proveniente da água. Perder muita água pode interferir com seu equilíbrio eletrolítico. Então, se você quer fazer essa dieta, é uma boa idéia ir a um médico nutricionista primeiro, para que ele(a) acompanhe seu progresso. Apesar da popularidade da dieta, Cindy alerta que não há dieta que sirva para todos. Um nutricionista pode ajudá-lo a individualizar a dieta de South Beach para as suas necessidades pessoais.

Pense nisso

A maior parte das dietas populares funciona – em um primeiro momento – por causa de sua novidade. Além disso, os primeiros quilos perdidos geralmente são peso de água, e não gordura. Com o passar do tempo, seus tecidos irão se reidratar. Mas isso não é motivo para se sentir desencorajado(a). Se você está realmente comendo menos e melhor, e fazendo exercícios físicos, seu corpo ficará mais esbelto.

Um ponto positivo da dieta de South Beach é que ele não te deixa no limbo. Ela recomenda que você coma saudavelmente, e propõe um estilo de vida saudável após o término da dieta.

Por Paula nas categorias Dietas. Tags: , , , , , ,

Você vai gostar

Alimentos Que Ajudam a Emagrecer

Dieta Para Ganhar Massa Muscular

Dieta do Dr. Atkins

Comentários (1)

  • marliss disse em 07/11/2011 às 09:00:

    Eu e meu esposo fizemos durante seis meses essa dieta e achamos que o resultado foi ótimo. A pele fica visivelmente melhorada. Não passamos fome. Mas, temos que comprar alimentos que dependendo de onde se more é difícil encontrar e temos que ter disciplina e boa vonade pois temos que preparar várias refeições durante o dia. O resultado final foi ótimo.