Dieta do Cetônico – ou Dieta sem Carboidrato

Dieta do Carboidrato é baseada na eliminação do consumo desse nutriente e procura alcançar grande perda de peso em pouco tempo.

Dietas

A dieta sem carboidratos ou dieta do cetônico é baseada na total eliminação do consumo de carboidratos, e procura alcançar grandes resultados em pouco tempo. Ela é similar à Dieta das proteínas e Dieta de Atkins, afetando diretamente as gorduras acumuladas no organismo, eliminando seu excesso. Quando há ausência extrema de carboidratos no organismo, este precisa produzir energia por outros meios. Essa energia vem da quebra dos ácidos graxos, mais conhecidos como gorduras, nesse caso, as gorduras acumuladas no organismo. Os corpos cetônicos são três substâncias solúveis em água que são produtos derivados da quebra das gorduras no fígado e nos rins. Eles são usados como fontes de energia no coração e no cérebro, sendo neste último uma fonte vital de energia durante o jejum.

Para conseguir que o corpo comece a utilizar a gordura armazenada como fonte de energia você deve eliminar completamente qualquer consumo de carboidratos nas primeiras 48 horas de dieta. Vale lembrar que a melhor forma de emagrecer e manter a perda de peso é aliar uma boa dieta com a prática regular de exercícios físicos. Aí sim seu emagrecimento será saudável e duradouro.

dieta do carboidrato, low carb diet

Dieta sem carboidrato

Para evitar hipoglicemias – baixo teor de glicose no sangue – alimente-se bem, pois nosso organismo consegue transformar os outros alimentos consumidos em energia. Assim você evita de se sentir mal e conseguirá ter pique para todas as atividades do seu dia. O cardápio da dieta do cetônico é livre, porém existem as (famosas) restrições!
O mais importante é NÃO INGERIR CARBOIDRATOS de forma alguma. Caso isso aconteça você deverá recomeçar a dieta do zero.

(Existe um limite de “consumo aceitável de carboidrato” de até 5 gramas nos dois primeiros dias e até 40 gramas nos dias seguintes.

Você sentirá bastante fome nos primeiros dias, portanto NÃO DEIXE DE COMER. Nunca passe fome, sempre coma bem até se sentir satisfeito, porém sempre se lembrando de que não é permitida a ingestão de alimentos que contenham carboidratos.

Alimentos proibidos!

Cereais: arroz, trigo, milho, feijão, grão-de-bico, lentilha, ervilha, amendoim,

Frutas: todas as frutas devem ser excluídas, pois contém açúcar. Apenas o limão pode ser consumido.

Tubérculos: exemplo – batata, batatinha, batata-doce, batata salsa, mandioca, mandioquinha, inhame, beterraba, nabo, bardana, araruta, cebola, etc.

Açúcares: sacarose, glicose, lactose, maltose, frutose, galactose, sucralose

Outros: Biscoitos e bolachas, leite, todo tipo de farinha e seus derivados, cerveja, levedo de cerveja, mel, melado, geleia real, maisena, doces, macarrão, presunto, pudim, achocolatados, iogurte, conservas, salsicha, salaminho, tortas, coxinha, salgadinhos em geral, sagu, etc. Evitar produtos industrializados, pois eles tem conservantes (muitas vezes carboidratos).

Alimentos Permitidos! (Coma à vontade)

  • Creme de leite, requeijão, bacon, ovos, linguiça, carnes de peixe, frango, porco e gado, queijos em geral, nata, frutos do mar em geral.
  • Alface, repolho, couve, couve-flor, tomate, pimenta, cebola, brócolis, abobrinha, limão(Taiti), pepino, chicória, taioba, quiabo, ora-pro-nóbis, acelga, jiló, salsão, palmito, escarola, pimentão, berinjela, azeitona e salsa.
  • Alimentos em conserva, hambúrgueres, salsichas, enlatados, e produtos dietéticos sem carboidratos e açúcares podem ser consumidos. Verifique o rótulo da embalagem para ter certeza que o produto é mesmo sem carboidratos!
  • 2 Castanhas-do-pará ou 3 nozes ou 4 amêndoas por dia (depois das primeiras 48 horas)
  • Linhaça triturada
  • Quinoa (ou quinua)

Bebidas liberadas!

Água, café, chás, refrigerantes dietéticos, limonada.

Por Paula nas categorias Dietas. Tags: , , , , , , , , , , , ,

Você vai gostar

Dieta de South Beach

Sob o holofote: Dieta do Dr. Atkins

Dieta do Dr. Atkins

Comentários (21)

  • Kalliny disse em 30/06/2014 às 10:57:

    Oi bom dia, hoje comecei a dieta do sem carboidrato, meu café da manhã foi um as 07:00 tomei um shake e 10:00 comi um pedaço de queijo com café com adoçante… meu almoço vai ser um sobre coxa de frango assado e saladas de alface.. força para nós.. e vamos que vamos.

  • dirlene disse em 03/07/2013 às 16:06:

    gostaria de saber : o corpo pode se “acostumar”com essa dieta e estacionar a perda de peso, pois na primeira vez q fiz perdi mto peso, mas agora esta mais lento o processo

  • James disse em 05/11/2012 às 15:17:

    Afinal pode ou não comer salsicha?
    E o presunto porque é proibido?

  • katia disse em 26/03/2012 às 13:35:

    oi vcs poderiam me dar ideias de cafe da manha e tarde?obrigada

    • Paula disse em 27/03/2012 às 16:53:

      Um omelete ou um shake de proteínas é um bom desjejum.

  • Luciana disse em 25/03/2012 às 18:41:

    ESTOU FAZENDO A DIETA DO CARBOIDRATO E GOSTARIA DE RECEBER RECEITAS.

    DESDE JÁ AGRADEÇO

  • vanderlice disse em 23/03/2012 às 13:59:

    olá gostaria de saber se o requeijao de copo pode ser consumido nessa dieta?

    • Paula disse em 27/03/2012 às 16:55:

      Sim, pode.

  • naura disse em 15/03/2012 às 18:14:

    Estou no quarto dia da dieta e estou me sentindo muito fraca e sem animo e normal? Vai passar logo?

    • Paula disse em 27/03/2012 às 16:58:

      Nós aqui do Receitas e Dietas não *recomendamos* nenhuma dieta, apenas escrevemos artigos para informar o público sobre quais dietas existem e como elas são. Ninguém deve começar uma dieta da própria cabeça, sem antes conversar com um nutricionista para saber se ela é adequada a você. Se você está se sentindo fraca, pare a dieta imediatamente e procure um nutricionista.

  • Jhonathan disse em 01/03/2012 às 23:12:

    Ola pessoal!
    Bem esta é a segunda vez que fasso esta dieta na primeira vez perdi 9 quilos mas nas ferias, ganhei 2 quilos e pretendo perde los, ja estou a 4 dias na dieta,vale a pena fazer vc não passa fome e emagrece rápido, varios amigos meus fizeram e aprovaram.
    Tenho uma dica para o café da manha vc pode disolver o creme de leite em agua 2 colheres para uma xicara e fazer um café com leite e adoçante claro o que não conter carboidratos.

    Abração e boa sorte a todos..

  • julia disse em 19/02/2012 às 20:00:

    ESTOU FAZENDO A DIETA DO CARBOIDRATO E GOSTARIA DE RECEBER RECEITAS.

    DESDE JÁ AGRADEÇO

  • juliana disse em 11/02/2012 às 03:24:

    olá esta dieta funciona mesmo,minha amiga já perdeu 8 kilos em 15 dias,vou começar a fazer está semana ,gostaria de algumas opções de cardapio para o café da manhã,obrigada.

  • anna disse em 24/01/2012 às 21:33:

    tenho algumas duvidas:
    estou fazendo a dieta e comi
    um pouco de massa de tomate!
    e gostaria de saber se a linguiça calabresa
    entra na lista de permitido.
    comprei o suco cligh com zero de carboidrato
    posso consumir sem medo
    e gostaria de algumas receitas!
    bjs!

  • Salete disse em 18/01/2012 às 09:07:

    Bom Dia! Gostaria de receber receitas pra fazer no almoço, e jantar…. e tbem alguma sugestao pro cafe da manha, obrigada! Estou começando hj a dieta!

  • Cristiane da S. M. R. de Lima disse em 13/12/2011 às 15:11:

    Solicito por favor algumas opções em relação ao café da manhã

  • Horácio Fernandes disse em 12/11/2011 às 08:19:

    vou tentar pois sou apaixonado por feijão.

  • VILMA disse em 09/11/2011 às 13:45:

    GOSTEI DESTA DIETA VOU COMEÇA-LA…E VOU EMAGRECER PRECISO PERDER 12 QUILOS…VOU CONSEGUI COM A DIETA DO CETÔNICO…MUITO BOA!!

  • Eliane disse em 05/11/2011 às 11:24:

    Olá! Comecei a fazer a dieta e em uma semana perdi 2 kilos…

  • Liliane disse em 27/10/2011 às 13:11:

    Ola estou fazendo a dieta dos carboidratos e comprei um remédio faseolamina posso tomar ao mesmo tempo da dieta o q pode acontecer?

    • Paula disse em 07/11/2011 às 09:58:

      Nós do Receitas e Dietas não recomendamos e nem prescrevemos o uso de nenhum medicamento! Você deve consultar um médico para tomar remédios, nunca se auto-medique! O Receitas e Dietas não se responsabiliza por nenhum dano à sua saúde causado por auto-medicação.