Dieta Anti-Ansiedade

Aprenda a controlar os sintomas da ansiedade com uma simples dieta: seguindo apenas algumas recomendações do que comer e do que evitar, você pode mudar sua vida e seu humor!

Dietas

Infelizmente a ansiedade é um sentimento muito comum hoje em dia. Vários de nós já passamos por situações em que nos sentimos ansiosos, angustiados, e sem saber o que fazer. E a causa está, na maior parte das vezes, dentro de nós.

A parte boa disso é que o seu controle está plenamente ao nosso alcance. Não podemos mudar todas as circunstâncias do mundo, mas podemos fazer algumas coisas que nos ajudam a reduzir os sintomas: dentre elas, uma mudança de dieta!

Dieta Anti-ansiedade

Dieta Anti-ansiedade

Estudos mostram que alguns alimentos nos fazem sentir mais calmos, enquanto outros podem agir como estimulantes – ao menos temporariamente. Se você sente stress e ansiedade ou ataques de pânico, fazer algumas modificações na dieta podem ajudar a aliviar seus sintomas.

Aqui mostramos 5 alimentos que você deve adicionar à sua dieta para melhorar o humor, e 4 alimentos que você deve evitar porque podem aumentar o stress ou mesmo causar um humor depressivo.

O que comer

  1. Alimentos ricos em triptofano: Alguns estudiosos acreditam que triptofano pode ter um efeito positivo sobre o humor e a redução do stress porque esse aminoácido ajuda o cérebro a produzir substâncias que promovem o bem-estar.O triptofano é encontrado em uma grande variedade de alimentos: leite, aveia, queijo, soja, peru, frango e gergelim.
  2. Alimentos ricos em vitamina B: Estudos mostram uma relação positiva entre vitaminas do complexo B e o humor. Deficiência em vitaminas B, como ácido fólico e vitamina B12, podem desencadear depressão em algumas pessoas. Você pode tomar um suplemento vitamínico para ingerir esse nutriente e evitar a ansiedade, ou comer alimentos que são ricos em vitaminas B: aves, verduras verde escura (como espinafre, couve, etc), legumes, laranjas e outras frutas cítricas, arroz e ovos.
  3. Pão integral: Os carboidratos aumentam a produção de serotonina pelo cérebro. Quando for escolher um carboidrato que levante seu humor, vá com os grãos integrais, como pão de trigo integral ou arroz integral, ao invés de ingerir os carboidratos processados e refinados. Os grãos integrais demoram mais para serem digeridos, e liberam açúcar no sangue lentamente, o que evita picos de glicemia e previne diabetes.
  4. Alimentos ricos em ômega 3: Ácidos graxos ômega 3, ou as gorduras saudáveis, levantam o humor! Alguns estudos mostram que pacientes que tomam suplementos de ômega 3 em conjunção com antidepressivos tem maiores índices de melhora (e menores taxas de recaída) que aqueles que tomam os antidepressivos somente. E há ainda um benefício adicional: ômega 3 previne doenças do coração! Esse nutriente é encontrado em peixes, linhaça, tofu e vegetais verde escuro.
  5. Proteínas: elas ajudam a estimular a produção de substâncias que promovem o bom humor e transmitem impulsos nervosos no seu cérebro: os neurotransmissores. Níveis mais altos desses neurotransmissores melhoram o alerta, energia mental e concentração. Boas fontes de proteína são os derivdos de soja – tofu, leite de soja, grão de soja, tempeh -,  o iogurte grego, peixes, queijos, ovos, feijão e lentilhas.

O que evitar

Cafeína: Algumas pessoas bebem café e outras bebidas com cafeína (chá, coca-cola) para levantar o humor e a energia. O problema é que ela nos faz sentir irritados e agitados. Além disso, a cafeína é um diurético, que além de fazer você ir ao banheiro mais vezes, também te desidrata, o que provoca uma piora dos sintomas depressivos. Caffeine is also a diuretic — it makes you go to the bathroom more. A cafeína também faz com que você fique acordado, o que leva ao stress e ansiedade.

Doces e açúcar refinado: Doces podem nos fazer sentir temporariamente bem, mas a sensação é passageira. Isso ocorre porque o açúcar é rapidamente absorvido na corrente sanguínea e isso causa um pico de energia. Mas esse pico cai rapidamente quando o corpo aumenta sua produção de insulina para dar conta de tanta glicose no sangue. O resultado é que você fica cansado e pra baixo.

Álcool: Algumas pessoas bebem álcool porque ele alivia o estresse e a ansiedade. Infelizmente, o bom humor é apenas temporário. A longo prazo o álcool deprime o sistema nervoso central e, assim como a caféina, é um diurético.

Salsichas e carnes processadas: Alimentos processados como salsichas, presuntos e mortadelas podem causar ansiedade ou outras doenças psicológicas? Pesquisadores em Londres descobriram que comer uma dieta rica em alimentos processados e gordurosos aumenta o risco de depressão. No estudo, pessoas que ingeriam principalmente frituras e carnes processadas (embutidos), laticínios gordurosos e sobremesas doces tinham um risco 58% maior de desenvolver depressão do que aqueles que comiam alimentos frescos e integrais, como peixes e legumes. É melhor para sua saúde em geral – tanto física quanto psicológica – evitar alimentos processados.

 

Por Paula nas categorias Dietas. Tags: , , , , ,

Você vai gostar

Dieta da Vitamina D

Dieta para Baixar o Colesterol

Dieta da Marmita

Comentários (2)

  • nildelice paranagua disse em 28/09/2011 às 13:08:

    gostaria de chá, suco para evitar minha ansiedade

    obrigada nildelice

  • Rosa Torrão disse em 24/07/2011 às 12:28:

    Gostei destes ensinamenos