Como Funciona a Dieta Low Carb?

A dieta low carb vem ganhando cada vez mais adeptos, mas você sabe como ela funciona? Entenda quais são os princípios da alimentação com baixo teor de carboidratos.

Dietas

A dieta low carb tem feito bastante sucesso. A expressão low carb vem do inglês e significa “baixo carboidrato”. Na verdade, esse é o diferencial da dieta, que reduz bastante a quantidade de carboidratos ingeridas diariamente.

Em um alimentação comum, a recomendação é que cerca de 50% daquilo que comemos seja composto por carboidratos. Já na dieta low carb, a indicação varia entre 5% e 45% do que é consumido em um dia.

Sobre os Carboidratos

Para quem não sabe, os carboidratos são a principal fonte de energia para o nosso organismo. Esse grupo alimentar, composto por pães, arroz, massa, cereais, batata e outros alimentos, fornece o combustível utilizado pelas nossas células no processo respiratório, garantindo a energia necessária para o desempenho de todas as funções celulares.

Eles são subdivididos em dois tipos: carboidratos simples e carboidratos complexos. Os carboidratos simples são rapidamente absorvidos durante o processo de digestão. Os carboidratos complexos, por sua vez, tem absorção mais lenta. Por isso, o consumo de carboidratos do segundo tipo evita picos glicêmicos, ou seja, a elevação rápida do índice de açúcar no sangue.

Low Carb

Saiba mais sobre essa dieta!

Carboidratos de Baixo Índice Glicêmico

Além de recomendar uma redução na quantidade de carboidratos ingerida diariamente, a dieta low carb também defende o consumo de alimentos com baixo índice glicêmico (carboidratos complexos). Os alimentos integrais, como cereais, pão e arroz não processados possuem carboidratos do tipo complexo, enquanto as versões brancas são rapidamente absorvidas pelo organismo. Outros alimentos como a batata doce, a mandioquinha, a cenoura e o grão de bico, também são considerados como de baixo índice glicêmico.

O que acontece quando comemos carboidratos desse tipo é uma sensação de saciedade prolongada. Como a absorção pelo organismo ocorre de forma mais demorada, ficamos mais tempo sem sentir fome. Além disso, os picos glicêmicos causados pelo consumo de carboidratos simples e açúcares está diretamente relacionado com o diabetes do tipo II e com o acúmulo de gorduras.

Por isso, a dieta low carb pode ajudar no emagrecimento e também no controle da glicose no sangue.

Alguns Cuidados

A dieta low carb deve ser feita com moderação porque a redução excessiva do consumo de carboidratos pode ser prejudicial à saúde. Segundo médicos e nutricionistas, a diminuição na ingestão de alimentos ricos em carboidratos para cerca de 40% do que é consumido pode ser mantida por algumas semanas, dependendo do organismo de cada pessoa. Reduções maiores que essa ajudam sim no emagrecimento, mas prejudicam a saúde e não são recomendadas.

Vale ressaltar também que a dieta deve sempre ser acompanhada por um especialista.

Por Mila Silva nas categorias Dietas. Tags: , , , , , , ,

Você vai gostar

Dieta das 3 Maçãs por Dia

O Livro da Dieta de South Beach: Como funciona

Programa de Dieta Para Emagrecer em 10 Dias

Comentários (1)

  • debora meireles disse em 29/09/2015 às 11:38:

    É uma maneira de eliminar peso sem sacrificil
    Muito boa!