Dieta Dukan

Conheça como funciona a Dieta Dukan e suas fases: Ataque, Cruzeiro, Consolidação e Estabilização.

Dietas

Conhecida como uma dieta da proteína, a Dieta Dukan, foi criada pelo médico francês Dr. Pierre Dukan, autor do livro “Não consigo emagrecer”.
Diferente das dietas comuns, a dieta Dukan é composta por 4 fases: sendo duas fases responsáveis pelo emagrecimento, conhecidas como Fase de Ataque e Fase de Cruzeiro, e outras duas fases responsáveis por manter o peso, denominadas de Fase da Consolidação e Fase da Estabilização.

Fase 1 – Fase de Ataque

Nos primeiros três a sete dias da dieta de Dukan, é possível perder de três a cinco quilos. Nesta fase, todos os carboidratos são cortados da alimentação. Nada de pães, macarrão, arroz, doces ou frutas.

Pode comer: carnes cozidas, assadas ou grelhadas, mas nada de gorduras, as carnes devem ser sempre magras. Leite desnatado e seus derivados: queijo cottage e iogurte desnatado ou natural. Permitido também ovos cozidos, peito de peru defumado e kani. Deve-se ingerir uma colher e meia de farelo de aveia e uma colher de bagas de Goji (fruto com propriedades antienvelhecimento e antioxidante) todos os dias. A primeira dá sensação de saciedade e a segunda tem poder depurativo.

Fase 2 – Fase de Cruzeiro

A segunda fase dura até uma semana. Nela perde-se de um a dois quilos.

Aqui é permitido comer verduras e alguns tipos de legumes cozidos com água e uma pitada pequena de sal ou, se preferir, consuma-os ainda crus. Escolha entre abobrinha, berinjela, acelga, alface, cogumelo, aipo, rabanete, pepino ou tomate. Para temperar use um pouquinho de azeite e limão, vinagre balsâmico ou ervas finas. Os carboidratos, frutas e doces continuam proibidos. Pode-se comer gelatina light. Durantes os sete dias desta fase, deve-se seguir a seguinte ordem: um dia coma apenas as proteínas e uma colher de bagas de Goji e outro dia coma verduras, proteínas e legumes e duas colheres de bagas de Goji.

Fase 3 – Fase da Consolidação

O tempo de duração da fase 3 dura de acordo com a quantidade de peso que a pessoa deseja perder. Por exemplo, quer perder 1 kg, faça a dieta durante dez dias. E assim sucessivamente.

Nesta fase, é permitido comer duas frutas por dia, duas fatias de pães de forma integral, uma porção de queijo (40 gramas), além de verduras, carnes e legumes. É permitido também nesta fase, uma porção de arroz ou macarrão integral ou feijão, durante duas vezes por semana. Aqui também pode-se comer um duas refeições completas, com quaisquer dos alimentos da dieta, e ainda, beber um copo de cerveja ou uma taça de vinho.

Fase 4 – Fase da Estabilização

Durante um dia da fase quatro, é obrigatório tomar apenas leite desnatado e comer carnes magras. Inserir três colheres de farelo de aveia na alimentação diariamente e fazer vinte minutos de atividades físicas todos os dias, além de subir e descer escadas.

Os alimentos seguem conforme as outras fases, permitindo-se comer três porções de frutas por dia. Carboidratos e doces apenas duas vezes por semana. Durante a fase 4 deve-se beber mais de dois litros de água por dia, incluindo também café e chá, tudo sem açúcar e sem adoçante. Ah…refrigerante, só se for zero e moderadamente.

Duração da Dieta Dukan

Dukan

Dukan

Se a intenção é perder até cinco quilos, então a primeira fase irá durar um dia.

Se a intenção é perder de seis a dez quilos, a fase deve durar três dias.

Se a intenção é perder de onze a vinte quilos, esta fase deve durar sete dias.

As outras fases vão demorar de acordo com a intenção de cada pessoa, ou seja, quantos quilos quer perder.

Alguns produtos e receitas Dukan podem ser comprados em supermercados e até mesmo pela internet, para ajudar na dieta.

Por Receitas e Dietas nas categorias Dietas. Tags: , , , , ,

Você vai gostar

Cardápio Dieta Dukan

Dukan: Saí da Dieta Por um Dia. E agora?

Qualquer Dieta Emagrece?