Benefícios do Chá de Flor de Hibisco para Emagrecer

Descubra para que serve o chá de flor de hibisco, seus benefícios e como ele auxilia na perda de peso para quem está de dieta para emagrecer.

Bebidas, Dietas, Saúde

A medicina está do lado dos chás emagrecedores, pois as pesquisas comprovam os inúmeros benefícios destes chás e eles saem agora do patamar de crendice popular e ganham espaço nos cardápios preparados pelos nutricionistas para auxiliar o emagrecimento pelas suas propriedades medicinais.

Um dos chás que estão dando o que falar por seus benefícios é o Chá de Flor de Hibisco que é um chá feito do cálice da flor Hibiscus sabdariffa que não é a mesma usada para ornamentação. Portanto, não se atreva em colher a flor do jardim da sua avó e fazer o chá! Opte por comprar as flores secas nas lojas de produtos naturais que sejam de confiança na sua cidade.

Benefícios

Chá de Hibisco

O chá de flor de hibisco em termos de nutrientes e vitaminas é muito melhor que outros chás da moda. Para um efeito comparativo com o chá preto que tem zero de vitamina C, Ferro e Vitamina A, o chá de hibisco tem respectivamente, 36,8 mg, 17,8 mg e 30mcg em uma xícara de 200 ml.

O ferro é importante para o transporte de oxigênio no organismo, combate a anemia e dores de cabeça e a fadiga. A vitamina C é uma poderosa aliada da beleza da pele pois combate o envelhecimento celular precoce, além de melhorar a imunidade do corpo, protege o organismo de doenças do coração e problemas nos olhos.

Os flavonoides presentes no chá de hibisco contribuem para manter a pressão arterial baixa, e melhoram os níveis de colesterol bom (HDL), e faz abaixar as taxas de colesterol ruim ( LDL) no sangue. Assim, em tese, quem tem pressão alta pode tomar o chá de flor de hibisco, mas não deixe de se orientar com o seu médico.

As vitaminas do complexo B, Tiamina (Vitamina B1) e Riboflavina (Vitamina B2), também presentes no chá, são excelentes para o melhor desempenho cerebral, além de serem importantes para os ossos e cabelos.

Auxilia na Perda de Peso

O chá de flor de hibisco é bom para quem quer emagrecer por várias razões. Primeiro por que ele ajuda a desinchar por seu efeito diurético, reduzindo o problema de retenção de líquidos pela presença dos flavonoides. O fato de desinchar já diminui as medidas de quem tem este tipo de problema. Um outro fator que faz com que o chá de flor de hibisco contribua com quem está de dieta e quer queimar gorduras abdominais é o seu efeito de diminuir a adipogênese, fazendo com que seja evitado o acúmulo de gordura no organismo. Para melhor desempenho do chá de hibisco na queima de gorduras é interessante adicionar um alimento termogênico ao cardápio do regime alimentar, para acelerar o metabolismo; o chá verde tem este efeito e pode ser usado junto com o chá de hibisco, desde que também de forma consciente.

O chá de hibisco emagrece mesmo mas desde que associado à uma dieta e a prática de exercícios físicos regulares.

Precauções

Como qualquer chá de ação diurética, ou seja que ajuda a fazer muito xixi, o chá de hibisco deve ser usado com moderação, pois muitos minerais e nutrientes importantes podem ser eliminados pela urina, causando perda de cálcio, potássio, magnésio e sódio, levando à um quadro de desidratação. A recomendação é de no máximo 6 gramas do chá por dia, ou uma colher de sopa. No caso do uso de chás de saquinho a quantidade aumenta para três sachês por dia. O chá em cápsulas deve ser ingerido desde que a quantidade diária não exceda o limite permitido por dia.

Grávidas devem evitar o consumo do chá pois alguns estudos, mesmo que inconclusivos, sugeriram ação mutagênica no chá, podendo levar à problemas genéticos na criança. E toda grávida deve ficar atenta ao uso de chás pois muito deles podem ter efeito abortivo.

Não foi ainda relatado efeitos colaterais ou reações adversas em relação ao uso moderado do chá de flor de hibisco.

O chá natural de hibisco não contém glúten ou cafeína, mas se você tem alergia ou problemas com estes ingredientes, como gastrite, fique atento às composições dos chás industrializados pois eles podem conter misturas e ser prejudicial à sua saúde.

Modo De Fazer

Como todo chá in natura, o chá de flor de hibisco deve ser colocado na água antes dela chegar a ferver, e ser abafado por alguns minutos e depois ser coado; pode tomar frio ou quente. Uma colher de chá serve um litro de água.

Por Vânia nas categorias Bebidas, Dietas, Saúde. Tags: , , , ,

Você vai gostar

Os Benefícios da Dieta Detox

Alimentos que satisfazem

Programa de Dieta Para Emagrecer em 10 Dias