Dieta Sem Glúten

A Dieta sem Glúten emagrece? Conheça a verdade sobre esta dieta e entenda mais o que é o glúten e o que é doença celíaca.

Dietas

A busca pela boa saúde através de uma alimentação balanceada é o ideal de vida de muitas pessoas, não atoa que cada dia mais as pessoas aderem à novas dietas, com consumo de frutas e verduras, unindo o que há de novidade no mercado da alimentação saudável, seja consumindo óleos, cápsulas, chá verde entre outros.

A preocupação com a saúde faz com que as pesquisas sobre os benefícios e malefícios de cada nutriente sejam cada vez mais exploradas. E a cada nova pesquisa parece que um alimento sai como vilão da vez, já teve a vez do ovo, dos adoçantes dietéticos, da carne vermelha, chocolate, café e vários outros. Mas atualmente, a moda é colocar a culpa no glúten.

O glúten é uma mistura de proteínas existentes naturalmente em alguns cereais, como o trigo, aveia, centeio, cevada, triticale e kamut. O cereais tem além dessas proteínas, o amido e lipídios. É o glúten que dá aquela elasticidade na massa de farinha com água.

O Glúten Faz Mal?

O fato é que em torno de 2% da população tem a doença celíaca que é um transtorno autoimune por uma alergia ao glúten. O glúten consumido danifica a mucosa do intestino delgado, impossibilitando a digestão. Outras pessoas tem a intolerância ao glúten que, diferente dos realmente celíacos, conseguem fazer a digestão, porém tem algum tipo de mal estar como dores abdominais, diarréia e gases. Nestes dois grupos de pessoas ter uma dieta com restrição de glúten é questão de saúde e bem estar. Devem cortar do cardápio todos os alimentos que tem em sua composição a proteína. E a lista é grande, como pães, bolos, macarrão, biscoitos e bolachas, cerveja, e muitos outros. As pessoas que tem alergia não devem comer sequer alimentos feitos na mesma panela que foram preparados alimentos com o glúten.

Dica: Pessoas com doença celíaca não podem compartilhar sequer as mesmas vasilhas, como por exemplo fritar um bolinho com glúten e depois outro sem glúten na mesma gordura, ou fazer sanduíche na mesma sanduicheira que estava um pão com glúten.

Mas hoje em dia, muitas pessoas, mesmo as que não tem doença celíaca ou intolerância ao glúten estão aderindo à dieta sem glúten por acreditar que o glúten faz mal. Há quem acredite que a ingestão de carboidratos, e consequentemente de açúcares estão relacionadas à doenças como o Alzheimer, Autismo, Esquizofrenia, problemas de memória, problemas no coração e câncer, mas estudos nesta área não são conclusivos.

A Dieta Sem Glúten Emagrece?

Substituir o pão com glúten por uma porção de frutas no café da manhã ajuda a emagrecer.

Várias pessoas que não tem problemas com a proteína estão tirando os alimentos que contém glúten do seu cardápio por questão de estética. Acreditam que a proteína, além de poder fazer mal, ainda engorda. Porém a questão não é o glúten. O glúten em si não engorda, mas ele está presente em alimentos com muitas calorias, e é o alto valor calórico destes alimentos, e não do glúten que faz com que as pessoas engordem.

Outro fator que seria um aliado ao emagrecimento e à boa saúde com a retirada do glúten é a necessidade de substituir essas massas por outros alimentos que sejam menos calóricos e mais saudáveis. Por exemplo, num café da manhã a pessoa deixa de comer um pãozinho e aumenta a sua porção de frutas. Então, não é a retirada do glúten da dieta que faz a pessoa emagrecer, é a reeducação alimentar, é a retirada dos alimentos calóricos e para a ingestão de outros mais leves.

Por Vânia nas categorias Dietas. Tags: , , , ,

Você vai gostar

Sugestão de Cardápio para a Dieta sem Glúten

Dietas Rápidas Funcionam? Fazem Bem?

Fubá Engorda? Tem Glúten?