Reeducação Alimentar: Princípios

Conheça mais sobre a reeducação alimentar e mude sua relação com a comida. Descubra que há diferença entre alimentar e comer e dicas de como emagrecer comendo coisas gostosas.

Beleza e Fitness, Nutrição, Saúde

Muito se fala sobre dietas, mas pouco se fala sobre reeducação alimentar. As dietas são boas quando são balanceadas e produzem um emagrecimento saudável. Dietas milagrosas com cortes drásticos não são adequadas, pois acabam denegrindo a saúde e não tem efeito permanente.
O ideal é se reeducar, ter novos hábitos alimentares e de vida para que você possa emagrecer e manter o peso sem sacrifícios e permanentemente.

O grande problema é que no dia a dia corrido dos tempos atuais parece que alimentar de forma errada é mais prático que alimentar corretamente. Temos a impressão que comer um sanduíche ao invés de um prato de comida é mais rápido e fácil. São esses pensamentos e costumes que nos atrapalham. O que temos que aprender é que perder peso e ser saudável é simples, fácil e barato, basta mudar a forma como pensamos e como comemos.

Alimentar e Comer

Alimentar e comer devem ser consideradas coisas diferentes. Alimentar soa como abastecer-se, estar provido de alimentos para que seu corpo funcione bem e comer dá-nos a impressão de ser aquilo que se coloca na boca, aquilo que se degusta. Alimentamo-nos até mesmo por sonda se for necessário, mas comemos apenas pela boca. E é isso que tem que se ter em mente ao buscar uma vida saudável, mas também prazerosa. Gostamos de comer, de sentir o gosto dos alimentos e por isso não nos alimentamos, por exemplo, exclusivamente de pílulas devidamente balanceadas para ter um corpo perfeito. O grande desafio é saber conciliar isso aí, alimentar de forma saudável comendo coisas gostosas.

reeducação alimentar

Saladas e salmão grelhado são ótimas opções na reeducação alimentar.

Comer por ansiedade

É por isso que é tão importante a reeducação alimentar, para que possamos comer bem e manter a forma. Evitar abusos, evitar a gula. Uma primeira dica para se educar é saber diferenciar quando se está com fome de quando está com vontade de comer. Pessoas ansiosas tendem a comer mesmo sem fome. Então se você tem percebido que come mais por ansiedade que por fome talvez seja a hora de procurar um médico, um psiquiatra de preferência ou mesmo um psicólogo, e explicar a situação. Controlar essa crise de ansiedade pode lhe diminuir alguns quilos na balança.

Comer o que é gostoso

Outro passo importante é comer somente o que é realmente gostoso. Assim você vai emagrecer comendo apenas coisas gostosas. Muitas vezes a gente compra um doce, um chocolate, ou qualquer outra coisa, começa a comer, não acha tão bom assim e mesmo assim come tudo. Desta forma, você não teve prazer em comer e ainda ingeriu algo com muitas calorias. Uma boa dica é “não engorde com coisa ruim”.

Comer como em degustação de buffet

Você já foi à uma degustação de buffet? Na degustação são oferecidos muitos salgadinhos e doces e não temos como comer tudo o que eles oferecem, porém precisamos saber o sabor de tudo para fazer a melhor escolha para a festa que estamos contratando. Então o jeito é comer apenas um pedacinho de cada. No dia a dia claro que não sairemos por aí dando uma mordidinha aqui e outra ali, mas podemos sim comer apenas para saber o gosto, apenas o suficiente para provar, e não há necessidade de comer exageradamente até sentir-se cheio; seja educado, comeu, viu que é gostoso, se satisfez, pronto. Pare por aí.

O importante é sempre ter em mente o seu foco, o seu desejo de uma vida saudável e um corpo bonito e comer bem, sem exageros, mas sem privações.

Por Vânia nas categorias Beleza e Fitness, Nutrição, Saúde. Tags: , , ,

Você vai gostar

Reeducação Alimentar: Mudança Definitiva de Vida

Reeducação Alimentar: hábitos inteligentes

Conheça 5 Alimentos para uma Pele Bonita