Qual Meu Peso Ideal Para Minha Altura

Aprenda a calcular o seu IMC o índice de massa corpórea que vai dizer se você está acima do peso ou não. Além disso, conheça o IAC que é uma referência a partir da medida dos quadris.

Beleza e Fitness, Saúde

A busca pelo corpo perfeito faz com que as pessoas fiquem o tempo todo querendo se encaixar nos padrões de beleza impostos pela sociedade.

As mulheres tidas como símbolo de beleza são as top models dos grandes desfiles de moda que são extremamente magras. Os homens, por sua vez espelham-se nos atletas super musculosos. Mas qual o peso certo para cada pessoa. Como calcular isso?

Como Calcular o IMC

Mulher medindo o quadril

Além do IMC um outro cálculo é o IAC que se baseia na circunferência dos quadris.

O Índice de Massa Corpórea (IMC) é usado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) para avaliar a quantidade de gordura no corpo e um alerta para casos de obesidade.

A conta para calcular o IMC é muito simples, primeiro multiplica-se a altura por ela própria (altura x altura), ou altura². Em seguida divide-se o peso (em quilos) pelo primeiro resultado.

IMC = Peso (kg) / Altura² (metros)

Desta forma uma pessoa de 1,70 e um peso de 65 quilos tem um IMC de 22,4.

Após o resultado é só verificar na tabela em qual situação você se encaixa.

Tabela IMC

Tabela IMC. Fonte Wikipédia

Apesar dessa tabela funcionar dessa maneira, algumas pesquisas indicam que a taxa de sobrevivência maior está entre 23 e 25.

Essa tabela funciona para adultos, homens e mulheres. Crianças, adolescentes e idosos devem usar outro critério.

O IMC também não é muito indicado para pessoas muito musculosas, onde terão um peso de massa alto, porém não significa gordura.

Outros problemas em relação ao IMC seriam enquadrar pessoas de raças e etnias em um único critério, há pesquisas que apontam que asiáticos por exemplo estariam acima do peso com IMC acima de 25.

Como Calcular o IAC

Uma outra fórmula para calcular o peso em relação à altura é o Índice de Adiposidade Corporal (IAC). Esse cálculo se baseia na circunferência dos quadris em centímetros e a altura em metros.

A fórmula

Assim, uma mulher com quadril de 90 cm e altura de 1,65 m tem 24,65% de gordura e está dentro do considerado saudável.

Mulheres Homens
Saudáveis 21 – 32% 8 – 20%
Acima do Peso 32 – 38% 20 – 25%
Obesos Acima de 38% Acima de 25%

Além destas fórmulas, existem outros métodos de calcular a saúde através de medidas do corpo. Uma muito importante é a circunferência abdominal, medido em cima do umbigo. Que avalia riscos de doenças cardíacas.

Para mulheres estar com a circunferência abdominal acima de 88 cm é considerado perigoso para o coração, já para os homens esta medida não pode passar dos 102 centímetros.

Por Vânia nas categorias Beleza e Fitness, Saúde. Tags: , , , ,

Você vai gostar

Conheça 5 Alimentos para uma Pele Bonita

A Dieta da Dilma Rousseff

Quanto Tempo Demora para Voltar o Corpo Depois da Gravidez?