O que e quando comer após os exercícios?

Comer antes ou depois dos exercícios físicos, o que comer, usar ou não suplementos e shakes, aprenda como potencializar seu treino de musculação com alimentação adequada.

Alimentos Saudáveis, Beleza e Fitness, Nutrição

A alimentação pós exercícios físicos tem uma influência direta nos resultados que você alcança com eles. Nesse artigo, vamos tentar compreender a importância da nutrição pós exercícios e como ela pode afetar os resultados que você pretende obter com eles. E vamos tentar fazer isso sem entrar em muitos detalhes técnicos para ficar mais fácil de entender.

Existem duas coisas que você deve considerar com a sua alimentação pós exercícios:

  1. Quando você deve comer após os exercícios físicos;
  2. O que você deve comer após os exercícios físicos.

Quando você deve comer?

O tempo que decorre entre o fim dos exercícios físicos e a sua refeição é muito importante. Se você esperar muito tempo para comer após se exercitar seu corpo irá armazenar a comida que você ingere como gordura, ao invés de transformar esse alimento em músculos. Idealmente, você deveria comer uma refeição de 30 a 60 minutos após seus exercícios. É nesse período, logo após a malhação, que os músculos estão no estado ideal para absorver os nutrientes. É também nesse período que os glicogênios, a reserva de energia em seus músculos, podem ser mais eficientemente reabastecidos. Esperar muito tempo para comer irá deixar seus músculos “famintos” e tornar seus exercícios menos eficazes.

O que comer?

Veja algumas dicas de alimentação pós exercícios físicos

A melhor refeição pós exercícios deve consistir em uma proporção correta de proteínas e carboidratos. Se você está se exercitando para perder peso, você deve se certificar de que a sua refeição contém mais proteínas do que carboidratos. Além disso, não coma nenhum tipo de gordura após os exercícios. Gorduras saudáveis são uma forma excelente de nutrientes; no entanto, logo após se exercitar, as gorduras irão desacelerar a digestão das proteínas e carboidratos que você consumir. E desacelerar o processo digestivo é equivalente a tornar lenta a absorção de nutrientes nos músculos. Então, nesse momento, evite as gorduras, mesmo sendo boas.

A refeição mais simples e fácil de se consumir após os exercícios físicos são os shakes de proteína. Use whey protein (encontrada em farmácias e lojas de produtos para saúde), bata com água e um pouco de fruta no liquidificador (bananas são boas, pois contém potássio). Essa refeição líquida é rapidamente absorvida pelo seu corpo, e reconstrói imediatamente os músculos. Outra opção é cozinhar claras de ovos, pois elas são ricas em proteínas e não contém gorduras nem colesterol.

O que você come após a prática de exercícios físicos é um dos fatores determinantes de quão rápido você alcança seus objetivos. Manter em mente essas simples dicas de nutrição irá ajudá-lo a obter os maiores benefícios da prática de exercícios.

Dica: Alguns alimentos devem ser evitados sempre, seja antes ou após as atividades físicas. É o caso dos refrigerantes, doces e frituras. Evite-os sempre, e se não for possível evitar totalmente, que sejam consumidos somente uma vez por semana em quantidade moderada.

Por Paula nas categorias Alimentos Saudáveis, Beleza e Fitness, Nutrição. Tags: , , , , , , , ,

Você vai gostar

Lanche pós-treino: o que comer depois da musculação?

Quinoa

Comece a Correr! Conheça as Dicas para Iniciantes

Comentários (1)

  • Maicon disse em 13/03/2012 às 12:08:

    obrigado pelas dicas eu tava fazendo o contrario agradeço des de ja.