Comece a Correr! Conheça as Dicas para Iniciantes

Correr é um dos esportes da moda e tem suas razões para ser, além de emagrecer, tonificar os músculos e dar disposição, é preciso apenas um investimento, um bom tênis, pois na rua, o horizonte é o limite.

Beleza e Fitness

Chegou a hora de sair do sofá, deixar a preguiça de lado e começar a se exercitar. Cuidar da saúde e da boa forma não pode mais ficar em segundo plano. Não só para emagrecer ou ter um corpo mais bonito, mas praticar algum tipo de exercício físico é essencial para manter a disposição e a saúde em dia. Algumas recomendações são importantes para os marinheiros de primeira viagem, ou melhor, para os corredores iniciantes.

Os Benefícios da Corrida

Para corredores iniciantes o ideal é intercalar a corrida com a caminhada.

Um dos treinos mais praticados ultimamente tem sido as corridas, individuais ou em grupo. E a corrida está na moda porque realmente correr tem muitos benefícios para a saúde.

A corrida melhora o preparo físico, ou seja, a pessoa que pratica o esporte melhora seu condicionamento cardiorrespiratório. Mas para evitar esforços além do limite é importante fazer uma check up com um cardiologista antes de sair correndo por aí.

O médico irá avaliar a resistência da pessoa através do exame chamado teste ergométrico, que vai avaliar o esforço físico de maneira controlada e determinar até onde a pessoa aguenta ir sem causar fadiga. Este teste é recomendado sobretudo para pessoas idosas, com história de hipertensão arterial (pressão alta) ou diabetes, obesas ou sedentárias e outras doenças crônicas.

A corrida ainda tem a vantagem de fortalecer os músculos, e isso não tem a ver apenas na relação de ter um corpo definido e bonito. Músculos fortes e saudáveis são importantes para evitar a perda natural da força e da facilidade em movimentar. Evitar a flacidez dos músculos através de treinos de fortalecimento é essencial para uma melhor qualidade de vida e para que não as pessoas não sofram com doença do aparelho locomotor.

Outro benefício conquistado através da prática regular da corrida é melhorar os índices de colesterol, além de prevenir a osteoporose. Mas os ganhos mais conhecidos com a corrida é a melhora do sono, pessoas que tinham problemas com insônia relatam melhora considerável após a mudança do hábito. A sensação de bem estar e disposição devido à liberação de endorfina durante o exercício também é outro bem proporcionado pelo esporte.

E claro, um dos mais procurados benefícios é o fato de que correr contribui para emagrecer. Correr emagrece pois a queima de gordura ocorre com o gasto calórico. Correr faz suar e secar! É possível perder entre 500 a 900 calorias num treino de uma hora. Assim, perder peso é uma consequência para quem pratica o esporte. Perde os quilos a mais e ganha massa muscular, porém massa magra, isenta de gorduras.

Prepare-se

Antes de começar a correr, os novatos na corrida precisam saber de algumas orientações para aproveitar melhor o treino e evitar lesões e agravamento de problemas de saúde já pré-existentes. Algumas recomendações para os iniciantes são básicas. Além da visita ao médico, é importante se preparar e fazer algumas boas escolhas.

Primeiramente compre um bom tênis para corrida. É impossível dizer qual o melhor tênis para correr devido à grande oferta no mercado de marcas e modelos. Com certeza os tênis para profissionais são muito caros chegando à casa dos R$ 1.100,00 reais, como no caso da linha Wave Prophecy 4 da marca Mizuno, ou os de última geração das marcas esportivas.

Mas com certeza, para quem pretende correr maratonas ou longas distâncias, é importante um bom investimento para a saúde dos pés e ossos. Mas para quem não pode gastar tanto, a dica é escolher um tênis confortável com solado macio que tenha condições de absorver o impacto para que não haja lesões e dores especialmente nos tornozelos e joelhos.

Para prevenir cãibras e estiramentos, ou até mesmo rompimentos e desligamentos mais sérios nos músculos ou tendões, faça um bom alongamento antes de iniciar a corrida. Faça exercícios para relaxar os ombros e pescoço, alongue o tronco, tórax e braços. Lembre-se de alongar os joelhos, quadríceps e toda a extensão das pernas. Repita o alongamento após a corrida.

Esteja alimentado, há grande risco de desmaiar se correr em jejum. Procure uma fazer uma refeição leve com vistas à não pesar o estômago, comidas pesadas também não são ideais.

Corra

Para uma boa corrida, escolha um bom local para a prática. Prefira ambientes apropriados, como parques e pistas próprias, onde a segurança do esportista é garantida. Correr na rua, entre carros é um risco além de se perder tempo em travessias e sinais de pedestres. Se não houver local específico para correr, opte por ruas tranquilas e planas ou corra na esteira. Deixe os morros, subidas e descidas para quando já estiver bem treinado. Para um treino mais leve intercale corrida com a caminhada.

Não pegue pesado logo no início, comece correndo o máximo que conseguir sem ficar exausto, mantenha uma frequência de correr pelo menos três vezes na semana e tente correr ao menos por 15 minutos nas primeiras duas semanas. Vá aumentando a distância e os passos ao longo do tempo.

Escolha o melhor horário para você de acordo com sua rotina. Se for fazer o treino ao ar livre, adapte seu horário com as estações do ano, evite a exposição ao sol e horários muito quentes no verão; o período da manhã e a noite são os mais indicados para esta época.

Para auxiliar a corrida use um frequencímetro para conferir os batimentos cardíacos e saber se é possível aumentar o esforço sem correr riscos. Não esqueça a hidratação, para os atletas iniciantes água é o suficiente, para os de nível avançado já é recomendado os isotônicos como Gatorade® para repor os sais minerais perdidos durante a corrida.

Por Vânia nas categorias Beleza e Fitness. Tags: , , , , , , ,

Você vai gostar

Tive hérnia de Disco: Posso voltar a correr?

Movimente- se: Pratique Exercícios Físicos e Viva Mais

O Que e Quando comer Após os Exercícios?