Botox: Como Usar e Não Exagerar

Conheça mais sobre os benefícios do uso do botox quando usado de forma racional e moderada. Saiba onde aplicar, os efeitos colaterais, a diferença entre preenchimento de lábios, botox e cirurgia plástica.

Beleza e Fitness

Temos visto muitas matérias por aí com o antes e o depois de atrizes famosas em relação aos procedimentos estéticos. Raramente as matérias mostram os efeitos benéficos e somente vemos os exageros e transformações que deformam as pessoas deixando-nas irreconhecíveis. Muitos exemplos podemos citar, como Lindsay Lohan, Christina Aguilera, Ana Maria Braga entre outras. O fato é que essas artistas não tem usado somente o botox e ele é quem fica com a culpa de ter deixado essas mulheres feias ao invés de bonitas como se espera.

O Que é e Como Funciona

Atriz Nicole Kidman: botox na testa suavizou as linhas de expressão sem deformar o rosto.

O Botox® é feito a partir da toxina botulínica tipo A, é um complexo proteico biológico feito a partir da bactéria Clostridium botulinum que é um veneno natural que pode levar a morte por intoxicação alimentar, no caso da doença chamada de botulismo. Porém o Botox® tem quantidades mínimas que não são capazes de fazer mal à saúde.
O Botox® é uma marca registrada dos Estados Unidos de um produto para uso médico e estético oriundo desta toxina, mas existem outras marcas como Dysport, da Suécia e Prosigne da China e Israel, mas pela popularidade do nome Botox, este ficou sendo associado ao procedimento em si.
O Botox usa a toxina para causar a paralisia dos músculos nos locais desejados, portanto não tem risco de intoxicação. A toxina faz com que o cérebro não consiga emitir comando para que aqueles músculos se contraiam, o que no caso do rosto, impedem que as rugas se formem.

Onde Aplicar

O botox surgiu de pesquisas de médicos oftalmologistas para resolver problemas comuns nos consultórios, como estrabismo. É usado em pessoas que sofreram AVC, e até mesmo em quem sobre com hiperidrose que é o suor excessivo, sendo aplicado nas axilas e mãos, e também é utilizado na urologia, em pessoas com problemas de incontinência urinária, para melhor controle de esfíncteres.
Mas a popularidade do uso é mesmo pela sua finalidade estética para paralisar as linhas de expressão principalmente da testa e ao redor dos olhos, nos chamados pés de galinha.
O botox é aplicado nas rugas estáticas e dinâmicas da face. As rugas dinâmicas são as que aparecem quando expressamos, como um sorriso, ou quando ficamos bravos. Já as estáticas são aquelas que estão ali mesmo com o rosto relaxado. Os locais mais comuns são estes, testa, entre as sobrancelhas e perto dos olhos.

O Botox Deforma a Pessoa?

Se aplicado com moderação, o botox não vai deformar a pessoa ou mudar a sua fisionomia. O botox paralisa as contrações musculares; e o que pode acontecer é a pessoa ficar sem expressão se usada em exagero. Portanto, é ideal colocar pouco para que a expressão fique mais natural. O que muita gente confunde e atribui ao botox são os procedimentos de preenchimento de lábios ou maçãs do rosto, o que faz com que pessoas de rosto fino fiquem com bochechas grandes mudando radicalmente o formato do rosto. Portanto ao aplicar este tipo de preenchedores todo cuidado é pouco, principalmente os de efeito definitivo como silicone líquido, polimetilmetacrilato que não deveriam ser usados para efeitos estéticos, e que são tão perigosos quanto o hidrogel que é usado em regiões como bumbum e coxas.

Preenchimento Facial e de Lábios

Para preenchimento facial o mais usado, e mais seguro é o Ácido Hialurônico (AH). O AH está presente em muitos cremes cosméticos e é essa a diferença do botox que não existe cremes com a toxina botulínica. O AH é uma substância presente no corpo que é capaz de reter água o que ajuda a manter a pele hidratada e mais jovem. Os sinais de envelhecimento demoram mais a surgir numa pele devidamente hidratada. A aplicação de ácido hialurônico tem ganhado os consultórios pois preenche o volume perdido, dando forma novamente onde antes era água ou gordura. Como o botox, o AH deve ser usado com moderação e por um profissional experiente. O AH pode causar necrose se atingir um vaso no momento da aplicação, e em alguns casos pode descer para locais não desejados. O maior problema é o exagero e principalmente nos lábios a pessoa pode ficar com efeito boca de pato quando os lábios ficam para frente. Portanto se alguém está com os lábios aumentados ou deformados provavelmente não foi por causa do botox, pois ele não pode ser usado nos lábios, pois não tem efeito de aumentar o tamanho.

Botox é Cirurgia Plástica?

O Botox não é uma cirurgia plástica; e como estamos dizendo sobre rostos deformados, outro procedimento que tem deformado as pessoas são as cirurgias plásticas em demasia, como de nariz que é muito comum, mas que ainda tem quem exagere em afinar, como recentemente o caso da cantora Anitta. O botox não é feito em bloco cirúrgico, e sim no próprio consultório médico,  é muito rápido, não chegando à meia hora e sequer precisa de anestesia, a pessoa vai embora para casa no mesmo dia. Alguns pacientes queixam que sentem dor e nestes casos pode ser usado uma anestésico tópico local. Mas de maneira geral a dor é perfeitamente tolerável e não há necessidade disso.

Aplicação e Efeito

O botox é aplicado através de uma agulha muito fina do tipo de insulina em pontos de rugas. Com uma injeção, o médico aspira a toxina botulínica do frasco, como fazem com qualquer outro remédio que é aplicado subcutâneo. Será aplicado a quantidade de unidades necessárias para o procedimento. No momento da aplicação pode surgir marcas como fossem picadinhas de pernilongo ou manchas de sangue, mas passa em poucas horas. O efeito começa a aparecer depois de 48 horas, mas o ápice do efeito é apenas após 15 dias. O efeito do botox dura aproximadamente de 4 a 6 meses. Depois deste tempo o cérebro já consegue emitir comandos para que os músculos contraiam e as rugas voltam a aparecer. Fato é que com a diminuição de contrações as rugas tendem a diminuírem, dando a impressão de que o efeito é progressivo, mas o efeito não é definitivo.

A Partir de Qual Idade Pode Colocar o Botox

Não há restrições de idade para aplicação do botox. O que se imagina é que, para efeito estético, as pessoas comecem a usá-lo quando houver necessidade; quando aparecerem as primeiras rugas de expressão. O botox pode ser usado para prevenir também que essas linhas surjam. O mais comum é que as pessoas comecem a usar a partir dos 25 anos, evitando a formação das rugas, mantendo o rosto jovem. Primeira área a formar rugas é na testa. Os pés de galinha demoram mais, assim como o chamado bigode chinês.

Preço

O botox é um produto importado e seu preço fica sujeito à variação cambial. Em tempos de dólar alto é possível que o preço do produto suba e este aumento ser repassado aos clientes. Os valores obviamente variam de lugar para lugar. Há médicos que cobram por sessão, independente da quantidade de unidades a ser colocada. Uma pessoa de 25 anos pagaria o mesmo valor de uma de 50. Já há outras clínicas que trabalham por valor por ponto de aplicação que normalmente fica bem mais barato e mais justo. Para a primeira forma de pagamento, é possível variar de 600 a 1000 reais. Já os pontos podem variar de 25 a 70 reais cada unidade. O importante é ter boa indicação e referência do médico e pechinchar pelo melhor preço do mercado.

Efeito Colateral

O uso do botox em quantidade normais não causa efeito colateral, a não ser a parte estética, conforme dito, que pode ficar artificial ou ter paralisia em locais indesejados e acontecer de sobrancelhas subirem mais que o normal, pálpebras caírem, mas no que tange à contaminação e intoxicação do corpo ou reação adversa e interação medicamentosa não é constatado. Somente médicos podem aplicar o botox. Nem mesmo dentistas que tinha autorização podem mais fazer essas aplicações para fins estéticos, apenas para tratamento terapêutico. Portanto, de forma alguma um esteticista, sem formação médica pode aplicar a toxina botulínica.

Algumas pessoas devem ter precauções ao usar o botox, grávidas ou quem ainda estiver amamentando. Além do caso de gravidez, há contra-indicação para pessoas com distúrbios nos receptores de acetilcolina ou pessoas com outros tipos doenças neurológicas não são recomendadas a usarem o botox.

 

Por Vânia nas categorias Beleza e Fitness. Tags: , , , , ,

Você vai gostar

Quanto Tempo Demora para Voltar o Corpo Depois da Gravidez?

Conheça 5 Alimentos para uma Pele Bonita

Balança ou Fita Métrica: Perder Medidas Pode Ser Melhor Que Perder Peso