Soja para o período da menopausa

A soja contém fitoestrogênios, as isoflavonas, que previnem os sintomas da menopausa como ondas de calor, e reduzem a perda óssea, combatendo assim a osteoporose.

Alimentos Saudáveis

Você já deve ter ouvido falar que é bom consumir soja quando se chega à menopausa. Mas por que esta recomendação? Acontece que a soja e os alimentos dela derivados, como o leite de soja, a carne de soja ou o suco de soja, por exemplo, contêm fitoestrogênios, especificamente isoflavonas (genisteina e daidzeina). No corpo feminino, esses componentes podem se ligar aos receptores de estrogênio e agir como formas muito atenuadas desses hormônios.

Durante a perimenopausa, quando os níveis de estrogênio no corpo da mulher oscilam bastante, os fitoestrogênios da soja ajudam a manter o equilíbrio desse hormônio, bloqueando o estrogênio quando os níveis aumentam excessivamente, e completando a falta dele quando os níveis caem abaixo do normal. Quando a produção natural de estrogênios de uma mulher cai durante a menopausa, as isoflavonas da soja fornecem atividade estrogênica o suficiente para prevenir ou reduzir os sintomas desagradáveis e os desconfortos associados a essa fase, como ondas de calor, nervosismo e ganho de peso.

Além disso, as isoflavonas da soja também previnem a reabsorção óssea, ajudando a prevenir a osteoporose pós-menopausa pela restauração do equilíbrio entre formação óssea e reabsorção óssea. Adicionalmente, a maioria dos tipos de tofu possui cálcio, que ajuda a prevenir a perda óssea em mulheres durante o período da menopausa. Cálcio também é útil contra artrite reumatoide, outro problema que causa perda óssea.

Como Consumir a Soja?

Soja em grãos e leite de soja para os sintomas da menopausa

Já sabemos que o consumo da soja no período da menopausa ajuda a acabar ou diminuir os sintomas, mas como fazer para incluir este grão na alimentação?

A soja pode ser comprada em grãos, farinha ou em forma de proteína texturizada. Os grãos podem ser usados em saladas, misturados à folhas verdes e legumes cozidos. Algumas pessoas também utilizam os grãos de soja em sopas. Já a proteína texturizada pode ser usada para fazer hambúrgueres, almôndegas, ou mesmo molhos para acompanhar o típico prato de arroz com feijão e salada. Ela se parece com a carne moída, e se for feita com bons temperos, fica uma delícia!

O tofu é outra excelente forma de se consumir soja. Ele se parece com um queijo, porém é feito com leite de soja. E o leite é outra opção de fazer vitaminas e shakes bem nutritivos. Ainda pode adicionar um pouco de farinha de soja em suas refeições ou nas vitaminas.

Confira Mais Dicas!

Agora que você já sabe dos benefícios da soja nesse período tão delicado da vida da mulher, confira também nosso artigo sobre os benefícios do tofu – um dos derivados da soja mais consumidos no mundo. Então, quer saber como consumir o tofu? Veja nossa deliciosa receita de omelete de tofu!

A soja também é muito indicada para as pessoas vegetarianas, pois ela é muito rica em proteínas e outros nutrientes contidos na carne.

Por Paula nas categorias Alimentos Saudáveis. Tags: , , , , , , , , , , , , , ,

Você vai gostar

Os Benefícios do Tofu para sua Saúde

4 Novas Regras para uma Alimentação Saudável

Coquetel Fluidificador de Membranas - Receita

Comentários (1)

  • fatima alcantara disse em 04/07/2013 às 21:07:

    preciso de reposição de hormonio natural, por isso vejo que a soja é melhor opição.