Salada Verde

Aprenda maneiras de incrementar a sua salada verde e manter-se na dieta. Saladas verdes são fundamentais para quem quer seguir uma dieta saudável.

Alimentos Saudáveis

Comer folhas verdes antes da refeição principal é uma ótima dica para que está fazendo dietas. As fibras das verduras saciam e comer um prato menor após uma porção de salada verde não fica parecendo tão restrito.
As saladas verdes podem ser feitas com criatividade e sair do básico “alface com tomate”. Elas são misturas de folhas de vários tipos, inteiras, rasgadas ou cortadas bem fininhas, de acordo com o gosto de cada pessoa.

Como Preparar

Comer um prato de salada verde antes da refeição principal é o segredo de todos os cardápios de dietas!

Antes de mais nada, as folhas devem estar bem limpas, lavadas com água e deixadas de molho no vinagre branco para que todos os germes e bactérias possam ser eliminados e depois enxaguá-las em água corrente novamente. Separe as folhas com partes queimadas, amassadas e use apenas as que estiverem bem bonitas.

Capriche na variedade, usando alface lisa, alface crespa, alface americana, alface roxa, agrião, rúcula, acelga, espinafre e outras folhas como couve, taioba e serralha. Tempere com molhos e acompanhamentos que preferir e use as ervas para dar um toque especial.

Molhos

O tipo de molho, assim como os acompanhamentos, vai depender da dieta que cada um está seguindo.
Ótimas opções além do trivial azeite e vinagre, são os molhos de maracujá, iogurte natural, molho pesto, caldo de laranja.
Molhos prontos, como molho especiais para saladas e molho inglês são boas opções para quem não tem tempo para preparar algo mais sofisticado.
Para quem gosta de apostar nas misturas doces, as geleias dão um toque fino e saboroso para as saladas.

Acompanhamentos

Para incrementar a sua salada verde existem muitas opções. A escolha de cada ingrediente vai depender do gosto de cada um e da dieta que a pessoa está seguindo. Uma pessoa com restrição ao glúten por exemplo, não deve usar croutons na salada. Assim como quem tem intolerância à lactose não deve usar iogurte como molho.

Os acompanhamentos mais comuns em uma salada são as frutas. Quanto maior a variedade de tipos e cores de frutas na salada, mais bonita e gostosa ela fica. Algumas frutas ficam incríveis numa salada bem tropical.
Evite usar frutas muito doces e maduras e opte por aquelas mais tenras e que possam ser picadas sem desmanchar. Manga, kiwi, maçã, pêra, figo são as mais usadas.

Outros vegetais como tomate, pepino, palmito, cogumelos, milho verde, ervilhas e cebola estão sempre presentes numa salada que quer sair do verde total.

Frutas secas como uva passas, damascos, ameixas e oleaginosas como castanhas, nozes e pistaches ficam uma delícia nas saladas mais requintadas

Uma outra opção de acompanhamento são os queijos em cubinhos, presunto e kani.

Comer muita salada é uma boa dica para evitar pratos cheios de carboidratos e frituras. Inove e abuse das saladas.

Por Vânia nas categorias Alimentos Saudáveis. Tags: , , , ,

Você vai gostar

Salada Caesar

Como Fazer o Arroz Menos Calórico

Como Preparar Lanches Rápidos, Fáceis e Saudáveis