Sal Rosa do Himalaia: o que é? Faz bem à saúde?

O sal rosa do Himalaia contém mais de 80 minerais essenciais para a nossa saúde e até 60% menos sódio. Veja mais sobre os benefícios desse sal e como utilizá-lo.

Alimentos Saudáveis, Nutrição

Estima-se que 75% da população mundial consome pelo menos o dobro da quantidade recomendada de sódio por dia. A principal fonte de sódio é o sal, presente na alimentação de quase todas as pessoas. Um dos problemas relacionados ao elevado consumo de sódio (e de sal) é elevação da pressão arterial. A hipertensão, como é conhecida, pode desencadear outras doenças, como as cardiovasculares, e, por isso, está entre as grandes preocupações de médicos de todo o mundo.

Reduzir a quantidade de sal é fundamental para controlar a pressão. No entanto, um tipo de sal vem ganhando destaque por oferecer bem menos sódio que o sal marinho comum. Estamos falando do sal rosa, vindo do Himalaia.

O que é o sal rosa?

O sal rosa é retirado de depósitos muito antigos encontrados no Himalaia. Ele é colhido manualmente, preservando toda a sua pureza. Diferentemente do sal comum, que é refinado, o sal rosa não passa por qualquer tipo de industrialização. Assim, esse tipo de sal contém mais nutrientes. A cor rosa se deve ao alto teor de minerais – mais de 80 variações. Por essas características, o sal rosa é considerado como o sal mais puro do mundo, possuindo diversas propriedades que o sal branco não tem.

Sal Rosa

A coloração rosa se deve à presença de minerais

Quais são os benefícios do sal do Himalaia?

Dentre os mais de 80 minerais que compõem o sal rosa, encontramos: cálcio, magnésio, potássio, cobre e ferro. Por isso, o consumo do sal ajuda a combater problemas como cãibras, além de fortalecer os músculos e o sistema imune. O alto teor de desintoxicantes melhora o aspecto da pele, purifica o sangue e contribui para a redução de espinhas. Outro importante benefício do sal do Himalaia é que ele tem em média 60% menos sódio que o sal branco. Assim, ele ajuda no controle da pressão arterial e combate o inchaço causado pela retenção de líquidos. O sal rosa ainda previne gases, melhora a prisão de ventre, regula o humor e aumenta a qualidade do sono.

Como consumir?

O sal rosa pode ser consumido do mesmo modo que o sal comum. Ele é vendido em cristais maiores, como o sal grosso, que podem ser colocados diretamente sobre os alimentos ou triturados em um moedor de cozinha. Apesar dos benefícios, é importante ingerir o sal do Himalaia com moderação. Por ser mais puro, ele tem sabor acentuado, o que facilita a redução da quantidade no preparo de alimentos. Para comprar, procure casas de produtos naturais em sua cidade ou pela internet.

Por Mila Silva nas categorias Alimentos Saudáveis, Nutrição. Tags: , , , , , ,

Você vai gostar

Os Benefícios da Linhaça Dourada

Como Usar o Orégano Como Tempero

Sua dieta, sua saúde