Quais São os Benefícios da Gelatina?

A gelatina é uma sobremesa saborosa, pouco calórica e muito saudável. Conheça os principais benefícios desse alimento para o nosso organismo e veja como ela ajuda no emagrecimento.

Alimentos Saudáveis, Nutrição

Que a gelatina é uma sobremesa saborosa e divertida todo mundo sabe. O que nem sempre é comentado são os benefícios que ela pode trazer para a nossa saúde. Feita a partir do colágeno animal extraído de ossos e cartilagens, a gelatina é uma fonte de proteínas com baixo teor calórico.

O colágeno é o principal responsável pelas propriedades benéficas da gelatina. Ela é capaz de melhorar a pele, tornando a mais firme, além de atuar como cicatrizante e fortalecer os ossos e articulações. Nas dietas de emagrecimento, o consumo de gelatina é indicado para diminuir a fome e combater a flacidez.

Gelatina Emagrece?

A gelatina é muito indicada em dietas. Em muitos casos, o consumo de gelatina sem açúcar fica liberado, já que o alimento quase não tem calorias e substitui sobremesas engordativas. Como comentamos, ela é ótima para diminuir o apetite e estimular o funcionamento metabólico. No entanto, para aproveitar esses benefícios é preciso algum cuidado no preparo da gelatina.

O ideal é que a gelatina utilizada seja diet, light ou zero. Ela não deve ser misturada com ingredientes muito calóricos, como creme de leite ou leite condensado. Se quiser incrementar a gelatina, use mais de um sabor com cores diferentes e faça camadas intercaladas com frutas frescas bem maduras. Outra dica é usar e gelatina em folha sem sabor juntamente com sucos naturais para fazer uma sobremesa mais saudável.

Gelatina

Gelatina: vale a pena comer essa sobremesa!

Outros Benefícios

Para além do emagrecimento, a gelatina também pode trazer benefícios para a pele, cabelos e para o organismo como um todo. Por conter aminoácidos, principalmente a glicina, o consumo da sobremesa é ótima para a cicatrização da pele e para controlar inflamações.

A queratina é uma das proteínas encontradas na gelatina. Por isso, quem come gelatina consegue manter os cabelos, pele e unhas mais saudáveis. Além disso, doenças como a artrite e a artrose podem ser prevenidas pelo consumo regular desse alimento.

Estudos mostram que a prolina, um aminoácido contido nas gelatinas, está ligado a melhoras no sistema imune. Assim, a ingestão de prolina fortalece as defesas naturais do organismo contra doenças diversas, inclusive inflamações que podem levar ao sobrepeso.

A glicina, que tem ação cicatrizante, também traz melhoras para a qualidade do sono. De acordo com algumas pesquisas, ela estimula neurotransmissores responsáveis pelo descanso durante a noite. No nosso dia a dia, a ingestão de gelatina pode ajudar a dormir bem, além de melhorar o metabolismo.

Por Mila Silva nas categorias Alimentos Saudáveis, Nutrição. Tags: , , , , , , , ,

Você vai gostar

Os Benefícios da Linhaça Dourada

Lanche pós-treino: o que comer depois da musculação?

Aveia, Linhaça, Quinoa e Chia: as Sementes que Fazem Bem