Os Benefícios do Óleo de Coco Natural

O óleo de coco virgem é indicado para quem quer perder peso. Ele também ajuda a controlar os índices de colesterol e açúcar no sangue. Saiba mais sobre o óleo e como consumo-lo.

Alimentos Saudáveis, Nutrição

Vários estudos realizados nos últimos anos tiraram o coco da lista de vilões do emagrecimento saudável. Até bem pouco tempo, a grande quantidade de gorduras presente no coco era considerada como um problema para as dietas e para o controle do colesterol. No entanto, novas pesquisas analisaram os benefícios do óleo de coco virgem e descobriram que ele preserva propriedades fundamentais para o nosso organismo.

Óleo de Coco Virgem

O óleo de coco virgem é o mais indicado para quem está em busca de alimentos saudáveis. Diferentemente do óleo de coco hidrogenado, que é submetido a altas temperaturas durante o processo de produção, o azeite virgem extraído do coco não passa por qualquer tipo de processamento. Isso faz com que ele tenha boas quantidades de gorduras boas, capazes de regular os índices do mal colesterol e até mesmo contribuir para a perda de peso.

Óleo de Coco

Saiba mais sobre as propriedades do óleo de coco natural

 

Doenças do Coração

Há algum tempo, estudiosos notaram que a população das Ilhas Cook, na Nova Zelândia, sofria menos com problemas cardiovasculares que os demais habitantes do país. Interessados nessa constatação, eles observaram que o consumo de óleo de coco era bem maior entre os moradores das Ilhas Cook.

A partir daí, pesquisas foram feitas a respeito dos benefícios do óleo de coco. Os cientistas concluíram que pode haver uma relação entre a ingestão da substância e a prevenção de doenças cardiovasculares. A explicação para esse efeito está, principalmente, nos antioxidantes e gorduras boas contidas no óleo.

Outro estudo reforça esta observação. De acordo com pesquisadores do Sri Lanka, a diminuição no consumo do óleo de coco pode aumentar a quantidade de ataques cardíacos em um grupo de pessoas. Em resumo, o azeite é considerado como um protetor natural do sistema cardiovascular.

Perda de Peso

A maior fama do óleo de coco diz respeito às dietas. Porém, é preciso salientar que as pesquisas que relacionam o consumo do óleo à perda de peso não são suficiente para atestar esse benefício. Ao que parece, a ingestão de pequenas quantidades de óleo de coco contribui para a redução da circunferência abdominal.

Isso acontece porque o óleo de coco contém ácidos graxos de cadeia média, que são mais difíceis de sere acumulados pelo organismo. Muitos óleos de origem vegetal possuem ácidos graxos de cadeia longa, que tendem a se acumular na barriga, membros e outras partes do corpo. Assim, o óleo de coco se comporta de modo diferente, servindo como fonte energética mas sem aumentar a barriguinha.

 

Como Consumir

Para aproveitar esses benefícios, é fundamental não exagerar no consumo do óleo de coco, uma vez que o alimento é bastante calórico. A quantidade média recomendada por nutricionistas é de 4 colheres (sopa) do óleo por dia, lembrando que essa indicação pode variar conforme o perfil de cada pessoa.

O óleo de coco pode ser comprado em lojas de produtos naturais, farmácias e alguns supermercados. A dica é ler o rótulo com atenção para verificar se o produto não foi processado. Com a indicação de um nutricionista, você também pode optar pelas cápsulas, que possuem as quantidades recomendadas de gorduras boas e outras substâncias benéficas.

Por Mila Silva nas categorias Alimentos Saudáveis, Nutrição. Tags: , , , , ,

Você vai gostar

Dieta Para Ganhar Massa Muscular

Aveia, Linhaça, Quinoa e Chia: as Sementes que Fazem Bem

Dieta do Ano Novo: Programa Para Seguir Durante Todo o Ano