Dieta Orgânica

Além da moda de vida fitness, o mais importante hoje é ter um consumo consciente. Alimentar-se de maneira saudável para o seu corpo e para o mundo, isso é ter uma dieta orgânica.

Alimentos Saudáveis, Nutrição

Nos tempos atuais a preocupação com a saúde tem cada vez tomado parte da vida das pessoas. Mas mais que apenas ter uma vida saudável, as pessoas querem ter praticidade e consciência ambiental. Juntar tudo isso em uma forma de consumir alimentos é o que é o mais importante para quem quer seguir uma vida realmente saudável.

Atitudes simples do dia a dia nos fazem mais responsáveis com a nossa relação com o mundo.

O Consumo Consciente

mexerica em gomos em bandeja

É preciso ter um consumo consciente e entender que uma mexerica em gomos em uma bandeja gera um lixo desnecessário.

Não basta apenas ter uma alimentação saudável, sem ter um consumo consciente. Os hábitos alimentares devem seguir a recomendação de que vivemos em um planeta que precisa de cuidados.

Com esta preocupação, muitas pessoas tem deixado de comer carnes, pois o cultivo do gado demanda desmatamento, tanto para pastagem quanto para plantio de rações. Fora a produção do metano produzido pelos animais que seria prejudicial para a camada de ozônio. Muitas pessoas tem deixado de comer carne não por essa consciência que por achar que não se deve matar os animais por exemplo.

Outra forma consciente de se alimentar é evitar ao máximo alimentos que tem grande formação de lixo. Alimentos que vem embalados em plástico por exemplo devem ser evitados.

Outro dia vi uma matéria sobre um supermercado que vendia mexerica descascada, os gomos vinham em uma bandeja de isopor coberto por um papel filme. A praticidade de já comprar a mexerica descascada não leva em conta o acúmulo de lixo gerado. Ao invés de se ter uma casca de fruta que pode ser usada como adubo da sua horta orgânica em casa, você teria produzido lixo desnecessariamente.

Uma grande defensora do consumo consciente é Bela Gil, filha de Gilberto Gil, nutricionista e que há pouco tempo foi criticada por colocar na merendeira da filha comidinhas saudáveis, como batata doce e banana da terra. Bela respondeu às criticas dizendo que educar é também ensinar a ter hábitos alimentares saudáveis para todo o mundo. E que a alimentação da filha não gerou nenhum lixo para o planeta. Diferentemente se tivesse optado por colocar saquinho de salgadinho e caixinha de suco.

As Escolhas

Manter uma dieta orgânica é saber fazer boas escolhas. Optar pelo o que foi produzido com menos prejuízo ao planeta.

Muitas pessoas tem preferido seguir a dieta vegana e alimentos orgânicos, pensando na saúde do mundo. Você remove as toxinas do seu organismo, quando opta por não comer alimentos industrializados ou cheios de agrotóxicos.

Dê preferência para as frutas e verduras e produtos naturais produzidos em menor escala. Que são cultivadas na sua própria cidade, para evitar que caminhões tenham que poluir o mundo para levar comida até você.

Se você tiver um espaço no seu quintal tenha pé de frutas e uma boa horta, com cenouras, tomates, alface. Dê preferência para ter uma horta que um jardim ornamental.

Mesmo que você não siga a dieta vegetariana ou vegana, é possível ter uma alimentação mais consciente, evitando produção de lixo e não incentivando a indústria a fabricar produtos cheios de conservantes e corantes. No que for possível, adquira novos hábitos de consumo consciente, isso é reeducação alimentar.

Por Vânia nas categorias Alimentos Saudáveis, Nutrição. Tags: , , , , , ,

Você vai gostar

Reeducação Alimentar: Mudança Definitiva de Vida

Para que serve a Vitamina B12?

Linhaça: Engorda ou Emagrece?