Como Usar o Orégano Como Tempero

O sal é um ingrediente perigoso se for consumido em grandes quantidades. Para reduzir a ingestão de sal, o ideal é substituí-lo por ervas saudáveis, como o orégano.

Alimentos Saudáveis, Nutrição

Segundo a recomendação da Organização Mundial de Saúde, cada pessoa deve ingerir por dia até 5 g de sal. Porém, os brasileiros ingerem, em média, 12 g de sal diariamente. Esse exagero repercute diretamente na saúde, uma vez que o consumo excessivo eleva a pressão arterial e pode acarretar problemas como derrames e infartos.

Mas como podemos consumir menos sal? Para driblar o mau hábito alimentar, o ideal é substituir o uso do sal por outros temperos naturais que dão saber aos alimentos sem trazer tantos prejuízos para o funcionamento do organismo.

Orégano: um substituto natural para o sal

Uma pesquisa feita pela USP de Ribeirão Preto chegou a uma interessante conclusão: o orégano pode ser um excelente substituto natural para o uso do sal. No estudo, 120 pacientes de diferentes idades foram convidados a escolher entre três tipos de pão: uma receita com baixo teor de sal, outra com teor médio e por último uma bem salgada.

Os pesquisadores observaram algo preocupante. Os hipertensos, independente da idade, optaram pelo pão mais salgado. Por outro lado, os pacientes que não tinham problema de pressão preferiram a receita com teor médio de sal.

A partir dessa observação, eles elaboraram uma outra receita, usando orégano e pouco sal no preparo do pão. Com essa nova opção, os participantes da pesquisa mudaram de escolha e passaram a escolher a massa temperada com orégano. O resultado foi notado tanto nos pacientes hipertensos quanto nos saudáveis, indicado que a troca do sal pela erva pode ajudar na prevenção e na redução da pressão alta.

Orégano

Essa erva saborosa e aromática pode ser usada para diminuir o consumo de sal

Benefícios do orégano

Recentemente, um grupo de pesquisadores da Unicamp também fez uma descoberta importante a respeito do orégano. Eles observaram que a erva contém cerca de 200 tipos diferentes de antioxidantes benéficos para a saúde celular.

Vários fatores contribuem para que o nosso organismo receba substâncias tóxicas, os chamados “radicais livres”. Eles aceleram o envelhecimento das células, sendo a causa para alguns tipos de câncer além de outros problemas. Com o consumo de alimentos antioxidantes, como é o caso do orégano, é possível neutralizar a ação dos radicias livres, promovendo, assim, uma limpeza das toxinas.

Como usar o orégano?

O orégano pode ser usado para temperar qualquer alimento. A dica é misturar 1 parte de sal para 1 parte de orégano, reduzindo a quantidade de sal acrescentada aos pratos.

Para preservar os antioxidantes contidos no orégano, é fundamental que ele seja incluído depois que a comida estiver pronto (e não durante o preparo). Na pizza, por exemplo, o ideal é salpicar a erva após a retirada do forno.

Você também pode substituir totalmente o uso do sal pelo orégano em alguns preparos. Na salada fria, apensas a erva misturada com um pouco de azeite é suficiente para dar sabor aos vegetais.

Por Mila Silva nas categorias Alimentos Saudáveis, Nutrição. Tags: , , , ,

Você vai gostar

10 Alimentos que Previnem o Envelhecimento

Conheça 5 Alimentos para uma Pele Bonita

Os Benefícios da Linhaça Dourada