Como montar um Cardápio Saudável

Conheça as dicas para manter um cardápio saudável. Uma reeducação alimentar e dieta balanceada são o suficiente para emagrecer e ter saúde.

Alimentos Saudáveis

Muitas vezes as pessoas necessitam recorrer a uma dieta para perder peso pois durante algum tempo extrapolaram na comida ou até mesmo comeram pequenas porções mas de forma errada. Uma dieta balanceada é fundamental para que além de um corpo magro e bonito, ele também esteja saudável.

Grande parte da população precisa primeiramente de uma reedução alimentar, saber o que é realmente necessário e o que deve ser evitado. O que leva muita gente a desistir de uma dieta é o fato de muita restrição, então uma dica usada em muitas dietas é ter um dia do lixo.

Dia do Lixo

O dia do lixo é um dia da semana destinado à liberar a dieta. Em tese é o dia de comer tudo o que se tem vontade,  todas as porcarias e junk foods que quiser.

Há quem acredite que este truque seja útil pois faz com que as pessoas não fiquem tão ansiosas e que se sintam mais motivadas a permanecer na dieta, afinal, ficar eternamente sem poder comer chocolate ou batata frita não parece ser fácil.

Assim, reservar um único dia para que se possa comer aquele bolo de cenoura com calda da casa da sua avó parece bem razoável. O que não pode é exagerar e cometer abusos principalmente com álcool, doces e gorduras.

Algumas teorias acreditam que o dia do lixo é importante pois quando a dieta é muito restrita e com poucas calorias, o organismo tende a diminuir o ritmo do metabolismo, para assegurar que sempre haverá calorias no organismo. E com isso teria algum risco de engordar à qualquer excesso. Tendo um dia do lixo semanalmente o organismo acostumaria e não guardaria energia para uma eventual necessidade e manteria o metabolismo acelerado.

Dieta Balanceada

Agora que você já viu que é permitido um dia livre, aprenda a preparar um cardápio saudável para os outros seis dias da semana. O recomendado é que durante o dia a dia tenha uma alimentação saudável e no final de semana escolha um dia para os excessos. Sabendo o que é importante, o que se deve comer e o não pode é possível montar um cardápio barato.

Siga as dicas a seguir.

Gestantes,  pessoas que tenham alguma doença alimentar ou aqueles que quererem ganhar massa muscular devem procurar um nutricionista para melhores orientações para um cardápio diário adequado à cada necessidade.

Café da Manhã

Opte sempre por frutas nos lanches entre refeições.

O café da manhã é considerada uma das refeições mais importantes do dia, é importante que contenha uma fruta, um carboidrato integral ou cerais e uma proteína.

As combinações podem variar de acordo com o gosto de cada um e com o que se tem na geladeira. O bom é quando há uma variedade de opções e que cada dia seja ingerido um tipo diferente. Por exemplo, leite, ovos, queijo, presunto de peru light são proteínas e podem estar apenas um destes em cada café da manhã.

Intercale pão integral, tapioca, e cereais como aveia e granola. Frutas ou suco de frutas devem sempre estar presentes.

Almoço

Um almoço saudável deve conter uma proteína magra (filé de frango grelhado), saladas com folhas verde e um carboidrato integral.

Prefira sempre carnes grelhadas ou assadas e de cortes magros. Varie os legumes e verduras e não misture carboidratos. Se for comer uma massa, dispense o arroz e a batata.

Lanche

Os lanches entre as refeições devem evitar que se chegue à próxima refeição com muita fome. O ideal é que se coma algo com bastante energia mas que não seja gorduroso ou que tenha muitas calorias. A melhor dica comer porções de frutas ou castanhas.

Jantar

O jantar deve ser uma refeição leve e deve ser servido nas primeiras horas da noite. O mais apropriado são as sopas. Próximo à hora de dormir, caso seja necessário ingerir algo, é recomendado apenas um leite desnatado ou um chá calmante.

Por Vânia nas categorias Alimentos Saudáveis. Tags: , ,

Você vai gostar

Dieta Orgânica

Linhaça: Engorda ou Emagrece?

Cardápio: Perca 5kg em Duas Semanas!