Carboidrato: Os benefícios do vilão

Muita gente diz que o carboidrato é o pior inimigo da perda de peso, mas será que alimentos ricos em carboidratos são tão ruins assim? Quais são os seus benefícios?

Alimentos Saudáveis

Os carboidratos há muito tempo tem sido considerados os vilões da boa forma. E qualquer dieta que se preze começa sempre com a ideia de cortar os carboidratos, principalmente os refinados e substitui-los por versões integrais.

Há aqueles que cortam definitivamente pães, massas e tubérculos, como as batatas, de seus cardápios, sob a alegação de que carboidrato engorda.

Algumas dietas famosas são baseadas neste ponto, no corte do temido carboidrato, como a dieta do Cetônico, Low Carb e as dietas das proteínas como Dieta Dukan e Dieta do Dr. Atkins.

A lógica por trás da má fama dos carboidratos é que se você não consome carboidrato, você não tem energia suficiente no seu corpo e para tal é preciso que o organismo busque esta energia de outras fontes, desta forma, o organismo retira a energia necessária das gorduras acumuladas, por isso há o emagrecimento.

Mas, e os benefícios?

Alimentos Ricos em Carboidratos

Alimentos Ricos em Carboidratos

Não é possível que os carboidratos sejam somente vilões, há benefícios? Com certeza, existem muitos benefícios no consumo consciente de carboidratos. E sua má fama está ligada apenas ao ganho de peso, mas excetuando-se casos de pessoas que estão em dieta para emagrecer, o carboidrato tem suas vantagens.

Uma recente pesquisa científica mostrou que o consumo de carboidratos, em especial, os tubérculos, foram muito importantes para o desenvolvimento da inteligência humana e evolução da espécie. A pesquisa foi feita por pesquisadores de Barcelona, Londres e Sidney e constataram que a ingestão de amidos foi primordial para a evolução da humanidade.

Os carboidratos se transformam em glicose no processo digestivo e é essa glicose que dá energia para todo o corpo, inclusive para o cérebro. Segundo os pesquisadores, foi o açúcar dos amidos que fez com que o cérebro crescesse de tamanho e desenvolveu-se.

O consumo de raízes fez com que os primeiros homos da História (cerca de um milhão de anos atrás) desenvolvesse seu potencial. A quantidade de enzimas que transformam os amidos em açúcares, são cerca de três vezes mais nos homens que em outros primatas.

Com o controle do fogo esses hominídeos puderam cozinhar seus alimentos e facilitar a digestão e ter melhor aproveitamento das raízes.

Esta pesquisa portanto, vai contra a ideia da Dieta Paleolítica que diz que os homens das cavernas só se alimentavam de carnes e plantas e sem consumo de carboidratos.

Segundo esta nova pesquisa o consumo dos carboidratos era grande e foi o responsável pela rápida evolução humana.

Por Receitas e Dietas nas categorias Alimentos Saudáveis. Tags: ,

Você vai gostar

Qualquer Dieta Emagrece?

Porque Comer Arroz Integral?

O Que e Quando comer Após os Exercícios?