Alimentos Ricos em Proteínas

Conheça os alimentos ricos em proteínas. Saiba qual a quantidade ideal deste nutriente a ser ingerida por dia e onde quanto de proteína cada alimento tem.

Alimentos Saudáveis, Nutrição

Cada dia mais as pessoas tem se mostrado mais preocupadas com a saúde e com a forma como se alimentam e com o que pode e o que não pode comer.

Antes não se falava em comer de acordo com o tipo de sangue, ou alimentação especial para ganhar massa muscular. Mas hoje, a busca pelo corpo bonito e saudável tem feito com que as pessoas busquem entender melhor o que compõe os alimentos, quais os nutrientes presentes e o que é bom para quê.

Desta maneira, hoje tornou-se primordial entender qual alimento é rico em proteínas, se essa proteína é vegetal ou animal, quais são os alimentos com baixo teor de carboidratos, quais tem fibras, entre outros.

Proteínas

Filé de peixe é uma ótima opção de proteína animal por ter pouca gordura.

As proteínas são nutrientes essenciais ao corpo humano e ao seu funcionamento, e não somos capazes de produzir as proteínas necessárias para manutenção da vida. Desta maneira é imprescindível que tenhamos uma dieta rica em proteínas. Depois da água, a proteína é o nutriente mais abundantemente presente no corpo humano.

É especialmente importante na composição da estrutura muscular. E portanto tão importante para quem faz esportes ou malha pesado na acadêmia e quer trabalhar para ter a hipertrofia muscular.

A proteína deve estar presente na dieta de adultos e crianças e a quantidade varia de acordo com o peso da pessoa. Em média, é ideal que se consuma cerca de 1 grama por quilo corporal. Mas este valor pode variar de 0,8 à 1,2. Uma pessoa de 70 quilos deve consumir entre 56 gramas a 84 gramas de proteína por dia. Mais que isso a pessoa corre o risco de ter problemas com eliminação de cálcio pela urina, entre outros problemas metabólicos, e uma dieta com menos é deficitária.

As proteínas podem ser de origem vegetal e animal e as mais conhecidas são carnes, leite, ovos e feijão. Mas existem mais alimentos ricos em proteínas.

Alimentos

Veja abaixo uma lista dos alimentos e sua quantidade de proteínas por cada 100 gramas do produto. Observe se no seu cardápio diário vocês está alimentando com a quantidade de proteína necessária.

Proteína Animal

Carne de frango 32,8 g
Carne de vaca 26,4 g
Queijo 26 g
Salmão grelhado 23,8 g
Pescada 19,2 g
Ovo 13 g
Iogurte 4,1 g
Leite 3,3 g
Camarão 24g

 Proteína Vegetal

Soja 12,5 g
Quinoa 12,0 g
Trigo sarraceno
Millhete
Lentilhas
Tofu 8,5 g
Feijão 6,6 g
Ervilhas 6,2 g
Arroz cozido 2,5 g
Amêndoa 21,1g

Usufrua de todos os benefícios advindos das proteínas e monte um prato bem variado e viva saudável.

Por Vânia nas categorias Alimentos Saudáveis, Nutrição. Tags: , , , , ,

Você vai gostar

Dieta Para Ganhar Massa Muscular

Quinoa

Os Perigos da Dieta da Proteína