Alimentos Com Calorias Negativas

Você já ouviu a expressão calorias negativas? Alimentos com essa características podem ser ótimos para a sua dita de emagrecimento. Conheça mais sobre eles.

Alimentos Saudáveis

Você costuma observar as calorias de tudo aquilo que consome diariamente? O índice calórico dos alimentos já teve um grande destaque no universo da alimentação saudável. Hoje, no entanto, a perda de peso é vista como algo bem mais complexo que a simples contagem das calorias dos alimentos.

Vamos imaginar a seguinte situação: você começa uma dieta de 1200 calorias por dia. Contando as calorias, descobre que um hambúrguer acompanhado de refrigerante e batatinhas fritas tem mais ou menos esse índice calórico. Será que é uma boa opção comer só isso todos os dias? Você vai perder peso com esta refeição única?

Apesar de estar dentro do número de calorias indicado para uma dieta de emagrecimento, o lanche gorduroso não oferece os nutrientes necessários e ainda traz sérios riscos à manutenção da saúde. Comendo apenas os alimentos que listamos no exemplo todos os dias você pode até perder peso (já que só fará uma refeição), mas sentirá fome, pode ficar fraco e não reduzirá o índice de gordura no organismo.

O exemplo, ainda que um pouco extremo, nos ajuda a entender como a simples contagem de calorias não é suficiente para o emagrecimento. O índice calórico dos alimentos é sim importante, pois está diretamente ligado ao ganho e perda de peso, porém precisamos ver a alimentação de forma mais global para que a dieta seja realmente eficaz.

O nosso organismo funciona de modo bastante complexo, havendo interligações entre os diferentes órgãos e funções desempenhadas. Você sabia que o estresse, por exemplo, pode fazer com que você ganhe peso por causa da liberação do hormônio cortisol? E que ter mais músculos faz com que você perca peso mais rapidamente? Essa máquina complexa que é o corpo humano precisa ser encarada como tal.

Contar calorias não é o suficiente para perder peso

Contar calorias não é o suficiente para perder peso

Calorias Negativas

Agora vamos tratar de uma expressão comum em discussões sobre emagrecimento: as calorias negativas. A expressão se refere ao grupo de alimentos que consome mais calorias durante o processo de digestão do que oferece ao organismo em sua composição.

Para que você entenda melhor, é preciso pensar no funcionamento metabólico do corpo humano. As calorias que ingerimos são transformadas em energia para que o corpo desempenhe suas funções. Por que um esportista precisa de mais calorias? Porque ele gasta mais energia durante o desempenho da atividade física. Assim, não adianta apenas somar as calorias ingeridas, mas também levar em consideração como elas são gastas.

O que nem todo mundo se lembra é que comer é um ato que requer bastante energia. Você precisa mastigar, engolir, aproveitar os nutrientes e dispensar aquilo que não serve para nada. Todo esse processo gasta uma determinada quantidade de calorias (transformadas em energia). Existem alguns alimentos que, por diversos fatores, podem exigir mais do organismo, elevando a necessidade de produção energética para a digestão.

Dessa forma, o metabolismo se acelera para produzir a energia exigida durante a digestão e, assim, consome mais calorias. Nessa matemática, os alimentos com calorias negativas são aqueles que contém em sua composição uma quantidade menor de calorias do que o corpo precisará para digeri-los. Na prática, essas calorias não se somarão ao excesso que pode levar ao ganho de peso porque o esforço do organismo compensa o índice energético existente.

Vale a pena lembrar, porém, que o funcionamento metabólico de cada pessoa é bem diferente. Quando dizemos que fulano é gordinho porque tem o metabolismo lento, isso significa que o organismo dele funciona de modo mais demorado, queimando menos calorias para a realização de tarefas. Com essas variações, fica claro que não existem regras quanto ao cálculo de calorias. Cada indivíduo terá um índice de produção energética e gasto calórico diferente.

Conheça os alimentos com calorias negativas

Conheça os alimentos com calorias negativas

Alimentos Emagrecedores

Como vimos antes, todos os alimentos vão consumir certa quantidade de calorias para serem digeridos. Porém, os muito calóricos não entram nesse sistema de compensação. Aquele hambúrguer lá do nosso primeiro exemplo tem uma quantidade tão elevada de calorias que, por mais que o organismo trabalhe, não chegará nem perto de utilizá-las somente durante  a digestão do lanche. O que não consumimos se acumula em forma de gordura. Por isso o excesso de calorias é prejudicial.

Os alimentos considerados como de calorias negativas geralmente tem um índice calórico mais baixo. Eles são compostos por frutas, verduras e cereais que não oferecem um alto teor energético mas exigem mais do processo de digestão. As fibras cumprem um papel importante nesse processo porque não são digeridas para ajudam a acelerar o metabolismo.

Vamos ver alguns alimentos que contém calorias negativas:

Frutas – Abacaxi, ameixa, damasco, framboesa, laranja, limão, maçã, mamão, manga, melancia, melão, mexerica e morango.

Folhas  – Agrião, alface, couve e repolho.

Vegetais – Abobrinha, alho, aspargo, berinjela, beterraba, brócolis, cebola, cenoura, couve-flor, pepino, pimenta, pimentão e rabanete.

Seguindo essa lista, você tem uma noção de alimentos importantes para incluir em sua dieta. No entanto, não adianta nada querer se alimentar somente com esses itens. Se as calorias são negativas, isso quer dizer que eles não vão oferecer energia para o funcionamento do organismo. Para uma boa dieta, é importante consumir também cereais, proteínas, carboidratos e gorduras boas que agem de forma benéfica no organismo e proporcionam os nutrientes necessários para a manutenção da saúde.

Por Mila Silva nas categorias Alimentos Saudáveis. Tags: , , , ,

Você vai gostar

Os Benefícios do Coco Seco

Quantas Calorias Devo Comer Por Dia Para Perder Peso?

Qualquer Dieta Emagrece?